Trabalho

Evento na USP debate relações trabalhistas em tempos de transição digital na quinta (7/3)

Seminário terá a participação da ministra Cármen Lúcia, do STF, e do ministro Douglas Alencar Rodrigues, do TST

evento trabalho usp
Faculdade de Direito da USP / Créditos: JOTA Imagens/Luiz Maximiano

No próximo dia 7 de março, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), será realizado o evento “Trabalho em Tempo de Transição Digital”, promovido pelo Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social (Getrab-USP) com apoio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT).

O objetivo do evento é discutir como as relações de trabalho estão mudando em um contexto de transformação digital e como ficam as proteções aos trabalhadores nesse contexto.

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

Entre os palestrantes confirmados, estão a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A ministra Cármen Lúcia fará uma conferência sobre o papel constitucional do STF nos conflitos decorrentes das novas relações trabalhistas. Já o ministro do TSE irá conduzir um painel sobre a competência da Justiça do Trabalho em face dos precedentes do STF que autorizam, por exemplo, a terceirização da atividade-fim e a “pejotização”.

Quer saber os principais fatos ligados ao serviço público? Clique aqui e se inscreva gratuitamente para receber a newsletter Por Dentro da Máquina

Segundo o professor Nelson Mannrich, coordenador do Getrab-USP, o evento visa oferecer à comunidade acadêmica um debate sobre esses temas atuais, trazendo também discussões sobre o uso de inteligência artificial e a validade dos negócios jurídicos nas relações trabalhistas. “Além da reflexão sobre possíveis modelos de proteção, ainda que fora da CLT, serão discutidas formas de se oferecer à sociedade a necessária segurança jurídica”, diz o professor.

1º Encontro Getrab – USP 2024

Data: 7 de março de 2024
Horário: 16h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP
Inscrições: gratuitas pelo e-mail [email protected]