LIVE DA URNA

Moraes pede para que TSE investigue ministro da Justiça por participação em live

O objetivo é apurar se o ministro da Justiça fez propaganda eleitoral antecipada

O ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, e o presidente da República Jair Bolsonaro / Crédito: Carolina Antunes/PR
logo do jota pro poder, na cor azul royal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que investigue a participação do ministro da Justiça, o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, na live feita pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 29 de julho em que ele apresentaria supostas provas contra fraude no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas. Nenhuma prova foi apresentada.

O ofício foi enviado ao corregedor-geral, ministro Luís Felipe Salomão, no dia 10 de agosto, e o corregedor confirmou que já recebeu o pedido. O objetivo é apurar se o ministro da Justiça fez propaganda eleitoral antecipada, uma vez que ele pode se candidatar nas eleições de 2022.

Além da investigação pelo TSE, o ministro da Justiça também deverá ser ouvido como testemunha no inquérito no STF que investiga as condutas de Jair Bolsonaro, em relação à live em que ele afirmou que apresentaria provas de fraudes nas urnas eletrônicas e não o fez.

O ministro Alexandre de Moraes está à frente do inquérito 4.781, que investiga o uso de fake news para atingir a honra e a segurança do STF, seus membros e familiares, extrapolando a liberdade de expressão.