Acompanhe

STF – Sessão das Turmas do dia 24/11/2020

Nesta terça, 1ª Turma deve julgar embargos de declaração em inquérito envolvendo o deputado federal Arthur Lira (PP-AL)

auditores independentes. STF. inidoneidade
Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, nesta terça-feira (24/11), embargos de declaração em inquérito envolvendo o deputado federal Arthur Lira (PP-AL). A sessão será realizada através de videoconferência.


Trata-se do Inquérito 3.515. De acordo com a Procuradoria Geral da República (PGR), em fevereiro de 2012, Lira recebeu propina de R$ 106 mil ofertada pelo então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Francisco Colombo. O valor foi apreendido no aeroporto de Congonhas, quando um servidor da Câmara tentava embarcar para Brasília com passagens pagas pelo deputado.

O colegiado foi unânime e recebeu a denúncia de imputação por corrupção passiva, mas recusou a de lavagem de dinheiro. Os ministros devem discutir se os embargos devem ser julgados na Turma ou no plenário, conforme mudança regimental já aprovada.

Já na 2ª Turma o primeiro item da pauta é uma questão de ordem na AP 618, em que a defesa do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB-RJ), pede pede efeito suspensivo aos embargos declaratórios, visando afastar a inelegibilidade dele. Washington Reis teve 52,55% dos votos válidos no primeiro turno.
Assista: