Eleições 2022

Eleições 2022

Saiba quem são os possíveis candidatos a governador do Amazonas em 2022

Ao menos 10 nomes já foram apresentados como pré-candidatos à cadeira no Palácio Rio Negro

candidatos a governador do Amazonas
Sede do governo do Amazonas / Crédito: Dvulgação/SSP-AM

A disputa pelo governo amazonense nas eleições de 2022 promete ter um grande número de postulantes. Ao menos 10 nomes já foram apresentados como pré-candidatos a governador do Amazonas.

O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), o atual governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB) são alguns dos pré-candidatos.

Os candidatos a governador do Amazonas podem ser anunciados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, enquanto o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.  O título de eleitor deve ser tirado e regularizado até o dia 4 de maio.

Quem são os pré-candidatos a governador do Amazonas em 2022?

Wilson Lima (União Brasil)

Wilson Lima é o atual governador do Amazonas e busca a reeleição. Jornalista de formação se destacou ao apresentar o programa Alô Amazonas, em uma TV local. Em 2018, se elegeu governador do Amazonas pelo PSC, mas recentemente trocou de partido e se filiou ao União Brasil. Em setembro do ano passado se tornou réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por supostos crimes praticados no contexto do enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 2020.

Amazonino Mendes (Cidadania)

Nascido em Eirunepé (AM) e formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Amazonino Mendes é ex-governador do estado, ocupou o cargo por quatro mandatos,  já foi senador e prefeito de Manaus por três mandatos. Mendes é pré-candidato a governador do Amazonas pelo Cidadania nas eleições 2022.  Em 2020, se candidatou à Prefeitura de Manaus, mas perdeu a disputa no segundo turno.

Eduardo Braga (MDB)

Natural de Belém (PA) e formado em Engenharia Elétrica, Eduardo Braga é senador em segundo mandato e ex-governador do Amazonas. Braga iniciou a vida política como vereador de Manaus em 1983. Foi deputado estadual, entre 1987 e 1991, e deputado federal. Ocupou também o cargo de ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff. Agora é pré-candidato a governador do Amazonas pelo MDB nas eleições de 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que movimentam os Três Poderes com até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Marcelo Ramos (PSD)

Marcelo Ramos é vice-presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato a governador do Amazonas pelo PSD em 2022. Natural de Manaus e formado em Direito, Ramos é deputado federal em seu primeiro mandato, mas já foi vereador de Manaus, entre 2007 e 2011, e deputado estadual, de 2011 a 2015. Em 2014, concorreu ao governo do Amazonas e ficou em terceiro lugar. Se candidatou a prefeito de Manaus em 2016, mas não venceu o segundo turno.

Carol Braz (PDT)

Carol Braz foi anunciada pelo PDT como pré-candidata ao governo do Amazonas em 2022. Defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Braz é natural de Manaus e formada em Direito pela UFAM. É ex-juíza e foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.

João Pedro (PT)

Formado em Agronomia pela UFAM, João Pedro é natural de Parintins (AM) e pré-candidato a governador do Amazonas pelo PT. Ingressou na política como militante do PCdoB, foi deputado estadual e vereador de Manaus. Em 1991, filiou-se ao PT. Em 2002, concorreu ao governo do Amazonas, mas ficou em quarto lugar. João Pedro foi superintendente estadual do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), no primeiro governo Lula, e ocupou a presidência da Funai durante o governo de Dilma Rousseff.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ricardo Nicolau é deputado estadual e pré-candidato a governador do Amazonas pelo Solidariedade nas eleições 2022. Nascido em Manaus, Nicolau ingressou na política como vereador de sua cidade natal em 1996. Ele se elegeu deputado estadual por quatro mandatos. Comandou a Assembleia Legislativa do Amazonas entre 2011 e 2012 e, em 2013, assumiu os cargos de Ouvidor-Corregedor e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foi candidato à prefeitura de Manaus em 2020, mas não se elegeu.

Plínio Valério (PSDB)

Natural de Eirunepé (AM) e formado em Jornalismo pela UFAM, Plínio Valério é senador pelo PSDB e pré-candidato a governador do Amazonas nas eleições 2022 pelo PSDB. Valério foi eleito vereador de Manaus por três mandatos, o mais recente em 2016. Em 2013, quando era suplente de deputado, assumiu vaga na Câmara federal. Em 2018, foi eleito senador pelo PSDB.

Possíveis candidatos a governador do Amazonas do PSOL

Marcelo Amil (PSOL)

Nascido em Manaus, Marcelo Amil é advogado e presidente da Comissão de Esportes da OAB-AM. Ingressou na vida pública em 2018, quando disputou o cargo de deputado federal pelo PCdoB. Em 2020, foi candidato pelo mesmo partido à prefeitura de Manaus, mas não se elegeu. Filiou-se ao PSOL em 2021 e é cotado a ser pré-candidato a governador do Amazonas pelo partido nas eleições de 2022.

Jevaldo Silva (PSOL)

Mestre em geografia pela UFAM e especialista em educação ambiental, Jevaldo Silva é o outro nome cotado pelo PSOL para disputar o governo do Amazonas em 2022. Natural de Manaus,  Silva é professor da rede pública municipal e estadual de ensino e militante social do PSOL. Foi candidato a vereador de Manaus em 2020, porém não venceu o pleito.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que movimentam os Três Poderes com até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.