Eleições 2022

Quem são os candidatos a governador do Amazonas em 2022

Oito nomes estão na corrida eleitoral para a vaga de chefe do Executivo amazonense

candidatos a governador do Amazonas 2022
Sede do governo do estado do Amazonas / Crédito: Divulgação

Oito candidatos a governador do Amazonas estão na disputa pelo voto dos amazonenses nas eleições de 2022. A campanha eleitoral foi iniciada no dia 16 de agosto e o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

O ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), o atual governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB) são alguns dos candidatos na corrida eleitoral pelo cargo de chefe do Executivo estadual.

Confira a lista com os candidatos a governador do Amazonas em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Amazonino Mendes (Cidadania)

Nascido em Eirunepé (AM) e formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Amazonino Mendes é ex-governador do estado, ocupou o cargo por quatro mandatos,  e já foi senador e prefeito de Manaus (AM) por três mandatos. Em 2020, se candidatou à Prefeitura de Manaus, mas perdeu a disputa no segundo turno. Mendes é candidato a governador do Amazonas (AM) pelo Cidadania nas eleições 2022.

Carol Braz (PDT)

Carol Braz foi anunciada pelo PDT como candidata a governadora do Amazonas (AM) em 2022. Defensora pública e ex-secretária de estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Braz é natural de Manaus (AM) e formada em Direito pela UFAM. É ex-juíza e foi presidente municipal do PSC em Manaus, antes de se filiar ao PDT.

Eduardo Braga (MDB)

Natural de Belém (PA) e formado em Engenharia Elétrica, Eduardo Braga é senador em segundo mandato e ex-governador do Amazonas. Braga iniciou a vida política como vereador de Manaus (AM) em 1983. Foi deputado estadual, entre 1987 e 1991, e deputado federal. Ocupou também o cargo de ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff. Eduardo Braga é candidato ao governo do Amazonas (AM) em 2022 pelo MDB.

Henrique Oliveira (Podemos)

Formado em Economia e Engenharia, Henrique Oliveira tem 61 anos e é apresentador de TV. Nascido em Florianópolis (SC), iniciou sua trajetória política no movimento estudantil quando morava no Recife (PE), período em que presidiu a Ação Democrática Estudantil. Ao mudar para o estado do Amazonas, se estabeleceu como comunicador. Em 2008, foi eleito vereador de Manaus (AM) pelo PP e dois anos depois, filiado ao PR, foi eleito deputado federal pelo Amazonas. Oliveira também já ocupou o cargo de vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada pelo ex-governador José Melo. Oliveira é candidato a governador do Amazonas (AM) em 2022 pelo Podemos.

Nair Blair (Agir)

Nascida em Manaus (AM), Nair Queiroz Blair, 51 anos, é empresária. No pleito de 2018, foi candidata a deputada distrital no Distrito Federal, mas não se elegeu. Agora, Nair Blair é candidata a governadora do Amazonas (AM) em 2022 pelo Agir.

Dr. Israel Tuyuka (PSOL)

O indígena Israel Fontes Dutra, conhecido como Dr. Israel Tuyuka, 49 anos, é médico e professor. Nascido no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), ele é formado em Medicina com mestrado em Geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).  Em 2004, ele foi candidato a vice-prefeito de sua cidade natal pelo PT, mas não obteve sucesso. Israel é candidato ao governo do Amazonas (AM) em 2022 pelo PSOL.

Ricardo Nicolau (Solidariedade)

Ricardo Nicolau é deputado estadual. Nascido em Manaus (AM), Nicolau ingressou na política como vereador de sua cidade natal em 1996. Ele se elegeu deputado estadual por quatro mandatos. Comandou a Assembleia Legislativa do Amazonas entre 2011 e 2012 e, em 2013, assumiu os cargos de Ouvidor-Corregedor e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foi candidato à prefeitura de Manaus (AM) em 2020, mas não se elegeu. Agora, é candidato a governador do Amazonas (AM) nas eleições 2022 pelo Solidariedade.

Wilson Lima (União Brasil)

Wilson Lima é o atual governador do Amazonas (AM) e é candidato à reeleição. Jornalista de formação, se destacou ao apresentar o programa Alô Amazonas, em uma TV local. Em 2018, foi eleito governador do Amazonas (AM) pelo PSC, mas recentemente trocou de partido e se filiou ao União Brasil. Em setembro do ano passado se tornou réu no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por supostos crimes praticados no contexto do enfrentamento à pandemia da Covid-19, em 2020.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!