Eleições

Veja quem são os candidatos ao Senado pelo Amazonas em 2022

Sete postulantes estão na disputa pela cadeira que atualmente é ocupada pelo senador Omar Aziz (PSD)

candidato senado Amazonas 2022
Plenário do Senado Federal | Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

São sete os candidatos ao Senado Federal pelo Amazonas (AM) nas eleições 2022. O mandato do senador Omar Aziz (PSD), que concorre à reeleição, termina em dezembro.

Além dele, Arthur Virgílio Neto (PSDB) também tenta voltar ao Senado. Enquanto isso, Coronel Menezes (PL) disputa a cadeira com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Também estão na corrida o vereador Bessa (Solidariedade), a oficial de justiça Marília Freire (PSOL), o ex-prefeito de Envira Luiz Castro (PDT), Luiz Castro (PDT) e o Pastor Peter Miranda (Agir).

O primeiro turno das eleições irá ocorrer dia 2 de outubro, já o segundo, caso necessário, está marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Confira a lista com os candidatos ao Senado pelo Amazonas em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Arthur Virgílio Neto (PSDB)

Arthur Virgílio Neto nasceu em Manaus (AM), tem 76 anos e é diplomata pelo Instituto Rio Branco. Ele se filiou ao MDB em 1966, quando o partido fez oposição à Ditadura Militar. Em 1979, foi eleito deputado federal pelo Amazonas, cargo para o qual foi reeleito. Com a redemocratização do país, chegou à prefeitura de Manaus (AM). Ao fim do mandato, foi eleito mais duas vezes seguidas para a Câmara dos Deputados e se elegeu senador em 2003. No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Arthur Virgílio Neto é novamente candidato ao Senado pelo Amazonas (AM) em 2022.

Coronel Menezes (PL)

Alfredo de Menezes é coronel da reserva do Exército e nasceu em Manaus (AM). Ele cursou a Arma de Engenharia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a mesma academia por onde passou Bolsonaro. Em 2010, partiu para a iniciativa privada e administrou uma instituição financeira. Menezes participou de sua primeira eleição em 2020, mas perdeu a disputa para a prefeitura da capital amazonense. Coronel Menezes, que é próximo do presidente da República, é o candidato ao Senado por Amazonas (AM) nas eleições 2022.

Elissandro Bessa (Solidariedade)

Elissandro Amorim Bessa, popularmente conhecido como Bessa, 49 anos, é vereador por Manaus (AM) e já atuou como taxista. É formado em Logística e tem pós-graduação em Administração Pública. Bessa foi diretor comercial na Cooperativa de Consumo dos Taxistas de Manaus (Cotam). Elissandro Bessa candidato ao Senado pelo Amazonas (AM) em 2022.

Marília Freire (PSOL)

Oficial de Justiça do Amazonas, Marilia Freire da Silva tem 39 anos e é formada em Direito. Nascida em Manaus (AM), foi professora universitária e coordenou a primeira turma de promotoras legais populares do Amazonas. Freire é militante dos direitos humanos, dos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+,  e faz parte da Frente pelo Desencarceramento do Amazonas. Filiada ao PSOL, foi lançada como candidata ao Senado pelo Amazonas (AM) em 2022.

Omar Aziz (PSD)

Omar Aziz, 63 anos, é natural do município de Garça (SP) e se formou em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entrou na vida pública em 1988 como vereador de Manaus. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. Em seguida, foi vice-prefeito de Manaus (AM) por duas vezes, e vice-governador também por dois mandatos. Em 2010, chegou ao governo do Amazonas. Na eleição seguinte, se cacifou ao Senado. No ano passado, ganhou projeção nacional ao presidir a CPI da Pandemia. Omar Aziz é candidato à reeleição para o cargo de senador pelo Amazonas (AM) em 2022.

Luiz Castro (PDT)

Luiz Castro nasceu em São Paulo (SP), em 1958, mas, aos 17 anos, mudou-se para Envira (AM), onde trabalhou como agricultor e professor na rede pública de ensino. Depois, se formou em Direito e foi presidente da Associação Amazonense de Municípios. Em 1982 foi eleito prefeito de Envira pela primeira vez, e depois foi reconduzido ao cargo. Também foi eleito três vezes deputado estadual. Nas eleições gerais de 2018 concorreu a uma vaga de senador, mas acabou em terceiro lugar. Luiz Castro é novamente candidato ao Senado pelo Amazonas (AM) em 2022.

Pastor Peter Miranda (Agir)

Nascido em Caruaru (PE), Peter Junior Miranda, 69 anos, é empresário e pastor da Igreja Batista. É formado em Direito pela Universidade São Francisco e em Teologia, pela University of Central Florida, em Orlando (EUA). Miranda exerceu os cargos de secretário municipal de Trabalho e Emprego e secretário municipal de Segurança Pública, ambos em Jaboatão dos Guararapes (PE). Estreante em eleições, o Pastor Peter Miranda é candidato ao Senado pelo Amazonas (AM) em 2022.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!