Casa JOTA

JOTA realiza webinar sobre propriedade intelectual como ferramenta de desenvolvimento

Especialistas e porta-vozes de órgãos públicos discutem nesta terça (8/11), às 9h, as oportunidades das licenças para inovação

Nesta terça-feira (8/11), às 9h, a Casa JOTA recebe especialistas e representantes do setor público para discutir o cenário para a propriedade intelectual no Brasil e as oportunidades de parcerias púbico-privadas para o desenvolvimento de tecnologias. O evento tem patrocínio da Interfarma.

Entre as questões abordadas estão as parcerias realizadas pelos laboratórios farmacêuticos durante a pandemia de Covid-19 para desenvolver e aumentar a produção de vacinas e medicamentos. Os sistemas de Propriedade Intelectual robustos e eficientes permitem que a indústria pesquise e desenvolva inovação em saúde e atraem investimentos para os países, incentivando a troca de conhecimento entre os laboratórios.

Estão confirmadas as presenças de Komal Kalha, diretora-associada de propriedade intelectual e política comercial da Federação Internacional de Fabricantes Farmacêuticos & Associações (IFPMA); Shirley Meschke, legal director nos Laboratórios Pfizer; Maximiliano Arienzo, chefe da divisão de propriedade intelectual do Itamaraty; Antonio Marcio Buainain, professor do Instituto de Economia da Unicamp; e Liane Lage, diretora de patentes, programas de computador e topografias de circuitos Integrados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).