Eleições

Quem são os candidatos ao Senado por Pernambuco em 2022

Nove candidatos estão na disputa pela cadeira que atualmente é do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB)

candidatos ao senado por Pernambuco 2022
Plenário do Senado Federal | Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nove candidatos disputam uma vaga no Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022. A cadeira que ficará disponível nesse pleito é a do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que não irá concorrer a cargos eletivos. Com isso, o caminho está aberto para os demais postulantes.

Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, André de Paula (PSD) lidera a corrida eleitoral, seguido por Teresa Leitão (PT) e Guilherme Coelho (PSDB).

O prazo para o registro das candidaturas terminou no dia 15 de agosto. O primeiro turno do pleito está marcado para dia 2 de outubro e o segundo, caso necessário, deve ocorrer no dia 30 do mesmo mês.

Confira lista dos candidatos ao Senado por Pernambuco em 2022

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue! 

André de Paula (PSD)

André de Paula nasceu no Recife (PE) e tem 60 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele fez carreira como advogado. Começou na política em 1988, quando se elegeu vereador pelo Recife (PE). Na eleição seguinte, chegou à Assembleia Legislativa, onde foi deputado estadual por dois mandatos. Em 1998, foi eleito para o primeiro dos seis mandatos como deputado federal, cargo que ocupa até hoje. O parlamentar chegou a se licenciar para ser secretário de Produção Rural e Reforma Agrária do estado. Também chefiou a secretaria das Cidades em quatro governos diferentes. Agora André de Paula é candidato ao Senado por Pernambuco (PE) em 2022.

Carlos Andrade Lima (União Brasil)

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Carlos Antonio Andrade Lima, 41 anos, atua como advogado na área do Direito Empresarial. Nascido no Recife, ele disputou uma eleição pela primeira vez em 2020, quando concorreu à prefeitura do Recife pelo PSL (atual União Brasil), mas não se elegeu. Agora, Carlos Andrade Lima é candidato ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Dayse Medeiros (PSTU)

Dayse Medeiros, 36 anos, é funcionária pública da Secretaria Estadual de Saúde e da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Nascida em Carnaíba (PE), tem ensino técnico e graduação em Enfermagem. Começou a militância em 2013, contra um projeto que pretendia remover moradores da comunidade em que mora, em Barra de Jangada. Nas eleições de 2018, foi candidata a vereadora em Jaboatão dos Guararapes (PE), mas não se elegeu. Agora, foi oficializada pelo PSTU como candidata ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Esteves Jacinto (PRTB)

Nascido no Recife (PE), Esteves Jacinto, 55 anos, é cantor gospel, pastor evangélico e presidente da igreja Assembleia de Deus Ministério Vida. Além disso, presidiu o Conselho de Pastores de Pernambuco. Na política, foi candidato a vereador do Recife em 2008 e a deputado federal em 2010, mas não se elegeu. Nas eleições de 2020, pelo PSC, foi novamente candidato a vereador de Jaboatão dos Guararapes (PE), mas não obteve sucesso. Agora, pelo PRTB, Esteves Jacinto é candidato ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Eugênia Lima (PSOL)

Nascida na capital pernambucana, Eugênia Lima tem 38 anos, é graduada em Direito e mestre em Planejamento Urbano. Está engajada com a militância política desde os 16 anos. Ela se lançou candidata pela primeira vez em 2016, mas não se elegeu vereadora. Ao completar 35 anos em 2018, idade mínima, tentou uma vaga no Senado. Agora, novamente, Eugênia Lima deve ser candidata a senadora por Pernambuco (PE) em 2022.

Gilson Machado (PL)

Gilson Machado nasceu no Recife (PE), é veterinário, empresário, produtor rural e músico. Fez carreira no setor de turismo como proprietário de uma pousada em Alagoas. No setor público, foi diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e secretário nacional de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente. Em março, o JOTA revelou que Gilson Machado foi um dos agraciados com um relógio de luxo depois da viagem da comitiva presidencial ao Qatar. Para ser candidato a senador por Pernambuco (PE) nas eleições 2022, Gilson Machado deixou o Ministério do Turismo e trocou o PSC pelo PL de Jair Bolsonaro.

Guilherme Coelho (PSDB)

Guilherme Cruz de Souza Coelho nasceu no Recife (PE) e tem 60 anos. Formado em Engenharia agronômica, atua como empresário da fruticultura no Vale do São Francisco, no Sertão pernambucano. Coelho ocupou a prefeitura de Petrolina (PE) por dois mandatos e foi deputado federal por Pernambuco entre 2016 e 2017. No Congresso Nacional, participou da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA). Atualmente, é presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados. Guilherme Coelho é candidato a senador por Pernambuco (PE) nas eleições de 2022.

Teresa Leitão (PT)

Teresa Leitão, 70 anos, é nascida na capital de Pernambuco (PE), Recife. Formada em pedagogia, Leitão é professora aposentada da rede pública de ensino, onde começou a carreira em 1975. Em 1993, chegou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). Em 2018, ela foi eleita para o 5º mandato consecutivo como deputada estadual com 31.530 votos. Teresa Leitão é líder do PT na Assembleia Legislativa e agora é candidata ao Senado por Pernambuco (PE) nas eleições 2022.

Roberta Rita (PCO)

Nascida no Recife (PE), Roberta Rita Cavalcanti Pereira, 55 anos, é advogada. Foi secretária administrativa do município de São Benedito do Sul, na Zona da Mata pernambucana. Em 2020, disputou uma vaga como vice-prefeita do Recife, na chapa de Victor Assis (PCO), mas não se elegeu. Roberta Rita é candidata a senadora por Pernambuco (PE) em 2022.

Quiz do Nosso Papo Reto incentiva o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique e jogue!