Podcast

O big data no Direito e o direito do big data – Big Data Venia, ep. 3

O que um advogado precisa saber de big data? E qual artigo da lei quem trabalha programação precisa conhecer?

Podcast Big Data Venia. Big Data Venia, ep. 3 - O big data no direito e o direito do big data
Guilherme de Almeida (FGV Direito Rio), Ivar Hartmann, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade e Fabiana Luci de Oliveira (UFSCar) conversam com Iago Bolívar, do JOTA, sobre big data e direito

“Big data” é um daqueles termos que se tornam famosos e até banais antes que a maioria das pessoas tenha noção do que se trata exatamente. Mas é mais do que um termo da moda: está alterando de modo radical vários mercados e, no mundo jurídico, faz muitas vezes a diferença entre o sucesso e a obsolescência em escritórios, departamentos jurídicos e tribunais. Por isso, o novo episódio do podcast BIG DATA VENIA começa com uma questão dupla: qual é a coisa mais importante que um advogado precisa saber sobre big data? E qual artigo da lei todo mundo que trabalha com big data ou programação precisa conhecer?

Em seu terceiro episódio, o podcast sobre Direito e tecnologia do JOTA e CTS da FGV Direito-Rio, junta as duas pontas de um tema que tem implicações na vida de todos. Os participantes discutem quais obrigações legais os desenvolvedores precisam levar em conta e se os advogados devem saber programar para aproveitar as oportunidades em lawtechs ou para usar o big data como um diferencial nos escritórios e departamentos jurídicos. E dão dicas de como começar e o que estudar para dar os primeiros passos.

Ouça e siga no Spotify:

 

O podcast fala ainda sobre iniciativas de dados da Justiça no Brasil que já têm efeitos em todo o país, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão.

Também neste episódio:

– Algoritmos “neutros” e desigualdade
– O futuro do Uber (e da uberização)
– Trump ou Twitter – escolha o seu lado
– Um cookie chinês na aba anônima

Ouça e siga no SoudCloud:

Este episódio do BIG DATA VENIA é apresentado por Iago Bolívar, do JOTA, e tem no painel: Ivar Hartmann, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio; Fabiana Luci de Oliveira, doutora em Ciências Sociais, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na UFSCar, ex-coordenadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ) e Guilherme de Almeida, coordenador do Supremo em Números da FGV Direito Rio e doutorando em Direito pela PUC-Rio.

Para acompanhar o podcast via rss, use este feed: https://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:113791268/sounds.rss

Ouça mais episódios do BIG DATA VENIA:

Conheça o podcast SEM PRECEDENTES, sobre STF e Constituição: