Podcast

Big Data Venia ep. 2: O que o governo sabe sobre você e como pode usar os seus dados?

Podcast de direito e tecnologia discute regras para governo usar dados de cidadãos e impactos de adiar a LGPD

Podcast Big Data Venia
Big Data Venia: o podcast sobre direito e tecnologia do JOTA e CTS da FVG Direito-Rio

Quem está online, está sendo monitorado. Provedores, sites, plataformas têm acesso aos dados e precisam seguir regras para manter a privacidade. Mas quem está offline também está gerando dados, seja por monitoramento das redes de celular seja pelo uso de serviços bancários, de saúde ou por compras. Qual o limite do uso desses dados pelo governo? O segundo episódio do podcast Big Data Venia reúne pesquisadores do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito-Rio para discutir este e outros temas de tecnologia e direito.

Os especialistas do CTS discutem o adiamento da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou para o ano que vem algumas das obrigações dos órgãos governamentais no tratamento dos dados dos cidadãos, incluindo a instituição de um responsável pelo tratamento e compartilhamentos dos dados. E este é apenas um dos efeitos da pandemia sobre o uso de dados pessoais pelo governo, além do maior interesse em monitorar dados de saúde e deslocamento dos cidadãos.

Ouça no Spotify:

Também neste episódio:
– A privacidade das crianças no TikTok
– Usar ou não adesivo na câmera do computador?
– A possível privatização da Serpro, a “campeão nacional” da TI, maior empresa estatal de tecnologia do mundo

Ouça no SoundCloud:

O podcast Big Data Venia, sobre direito e tecnologia, é uma parceria do JOTA  com o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito-Rio. Este episódio é apresentado por Iago Bolívar, do JOTA, com análises de pesquisadores do CTS: Yasmin Curzi, Ivar Hartmann e Walter Britto Gaspar.

Além de assinar o podcast pelo Spotify ou SoundCloud, você também pode usar este feed, para cadastro em um agregador de podcasts: https://feeds.soundcloud.com/users/soundcloud:users:113791268/sounds.rss