Direito e Tecnologia

Podcast Big Data Venia: A proteção de dados na pandemia e o adiamento da LGPD

JOTA e CTS da FGV Direito Rio lançam podcast para debater Direito e Tecnologia, privacidade, inovação, LGPD e transição digital

Podcast Big Data Venia
Crédito: Engin Akyurt/Pexels

O JOTA e o Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio lançam o podcast Big Data Venia, para discutir o encontro entre direito e tecnologia. Na estreia, o programa discute como os dados de deslocamento estão sendo utilizados para medir o grau de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus, quais as garantias de privacidade dos cidadãos e quais são os impactos do adiamento da entrada em vigor da LGPD, a Geral de Proteção de Dados.

Também neste primeiro podcast: a segurança do Zoom, a confiabilidade do 5G com equipamentos chineses e como equilibrar proteção de dados com inovação.

O Big Data Venia pode ser acessado no SoundCloud ou no Spotify.

 

O Big Data Venia terá um novo episódio a cada duas semanas. Nos próximos podcasts será ampliado o debate sobre as consequências da aceleração do processo de digitalização das relações pessoais e de trabalho, que nos dois últimos meses deu um salto, em meio à insegurança jurídica.

Estamos mais online do que nunca. E quem está online está produzindo dados. Qual a nossa garantia de privacidade e quais são as regras para empresas e governos utilizarem nossas informações? Como garantir ao mesmo tempo a liberdade para as empresas criarem soluções e a segurança dos dados dos usuários?

O episódio piloto do Big Data Venia é apresentado por Iago Bolívar, do JOTA, com análises de Yasmin Curzi de Mendoça , Ivar Hartmann e Walter Britto Gaspar.

A advogada e pesquisadora Yasmin Curzi é líder do projeto de moderação de conteúdo do CTS, mestre em Ciências Sociais pela PUC Rio e ,doutoranda em Sociologia no Iesp/Uerj.

Ivar Hartmann é doutor em Direito Público pela UERJ. Mestre em Direito Público pela PUC-RS. mestre pela Harvard Law School e coordenador do CTS

Walter Britto Gaspar, é advogado, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Pesquisador no projeto CyberBRICS.