Eleições 2022

Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos a governador do Rio Grande do Norte

Ao menos seis nomes estão cotados para a disputa eleitoral pelo cargo de chefe do Executivo potiguar

candidatos a governador do Rio Grande do Norte
Vista de Natal, capital do Rio Grande do Norte / Crédito: Divulgação Secretaria de Turismo de Natal

A disputa pela vaga no Palácio de Despachos de Lagoa Nova nas eleições de 2022 já conta com, ao menos, seis pré-candidatos a governador do Rio Grande do Norte.

Segundo pesquisas de intenção de voto, a corrida pelo cargo de chefe do Executivo potiguar é liderada por Fátima Bezerra (PT), atual governadora do estado que concorre à reeleição. Alguns de seus adversários são o senador Styvenson Valentim (Podemos) e o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB).

Vale destacar que os candidatos a governador do Rio Grande do Norte podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Conheça os possíveis candidatos a governador do Rio Grande do Norte:

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Fátima Bezerra (PT)

Atual governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra é pré-candidata à reeleição. Nascida em Picuí (PB) e formada em pedagogia, Bezerra foi professora da rede pública de ensino municipal de Natal. Filiou-se ao PT em 1981 e iniciou sua carreira política ao ser eleita deputada estadual em 1994. Em 2002, elegeu-se deputada federal e foi reeleita em 2006. Bezerra foi também senadora, mas deixou o cargo ao vencer a disputa pelo governo potiguar em 2018.

Styvenson Valentim (Podemos)

Styvenson Valentim é policial militar e senador. Cotado como possível candidato ao governo do rio Grande do NJortepelo Podemos, Valentim possui graduação em Direito e iniciou a carreira política em 2018, ao ser eleito senador pela Rede Sustentabilidade. Trocou de partido em 2019 e, desde então, é filiado ao Podemos.

Ezequiel Ferreira (PSDB)

Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira é o possível candidato a governador do Rio Grande do Norte em 2022 pelo PSDB. Nascido em Natal, Ferreira faz parte de uma família que tem tradição política no estado. Ele está em seu quinto mandato como deputado estadual e, desde 2017, é o presidente estadual do PSDB.

Fábio Dantas (Solidariedade)

Formado em Direito e ex-vice-governador do RN, Fábio Dantas foi anunciado pelo Solidariedade como pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições 2022. Nascido em Natal, Dantas é empresário do ramo de bebidas alcoólicas e já foi diretor do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte durante o governo de Wilma Faria. Em 2010, foi eleito deputado estadual pelo PHS e, em 2014, elegeu-se vice-governador na chapa de Robinson Faria.

Clorisa Linhares (Brasil 35)

Nascida em Recife (PE), Clorisa Linhares é formada em Direito e Contabilidade e é pré-candidata ao governo potiguar pelo Brasil 35. Linhares é servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, já atuou como agente penitenciária e foi vereadora na cidade de Grossos. Em 2020, foi candidata a prefeita de Grossos, mas não foi eleita.

Haroldo Azevedo (Patriota)

Formado em Engenharia Civil, Haroldo Azevedo é empresário no setor de construção civil e de radiodifusão. Azevedo já foi suplente do senador Geraldo Melo e secretário de Turismo durante a gestão da ex-governadora Wilma de Faria. Recentemente, filiou-se ao Patriota e foi anunciado como pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte nas eleições 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.