Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte em 2022

Partidos têm até 15 de agosto para oficializar candidaturas na Justiça Eleitoral

candidatos senado rn
Congresso Nacional / Crédito: Pedro França/Agência Senado

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) deixa o Senado em dezembro, depois de quatro anos na cadeira. Ele assumiu em 2018 quando a titular da vaga, Fátima Bezerra (PT-RN) deixou o mandato para governar o estado do Rio Grande do Norte. Como ele não pretende disputar a reeleição em outubro, o caminho está aberto para outros candidatos ao Senado pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

A dois meses para o fim do prazo de registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, em 15 de agosto, os partidos começam a se movimentar e 6 pré-candidatos ao Senado pelo RN já foram anunciados até agora, ainda que as composições não sejam definitivas.

No estado, PT e PDT compartilham uma aliança histórica. Por isso, Carlos Eduardo Alves (PDT) deve ter o apoio de Bezerra na candidatura ao Senado. Ao lado dele, outros postulantes do espectro político mais à esquerda se lançaram na disputa: o deputado federal Rafael Motta (PSB), o professor aposentado Dario Barbosa (PSTU) e o educador Freitas Junior (PSOL).

Do outro lado, pela direita, aparece o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Por fim, o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza (PMB) também está no páreo.

Confira a lista com os possíveis candidatos ao Senado nas Eleições 2022 pelo Rio Grande do Norte (RN)

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Carlos Eduardo Alves (PDT)

Carlos Eduardo Alves, 59 anos, é carioca e se mudou para o Rio Grande do Norte aos dois anos de idade. Formado em Direito, ele fez carreira como advogado. Alves se lançou na política em 1998, quando foi eleito deputado estadual. Seis anos depois, se elegeu prefeito de Natal, para o primeiro de três mandatos. Em 2018, Carlos Eduardo disputou o governo do estado pela segunda vez, chegou ao 2º turno, mas saiu derrotado. Carlos Eduardo Alvez deve ser candidato pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Rogério Marinho (PL)

Rogério Marinho, 58 anos, nasceu na capital potiguar, e se graduou em Economia. Na faculdade, se envolveu no movimento estudantil e, formado, foi servidor da Secretaria Municipal de Obras e Viação. Marinho foi vereador por Natal por duas vezes. Entre 2006 e 2018, exerceu três mandatos sucessivos como deputado federal. Em 2020, foi nomeado ministro do Desenvolvimento Regional pelo presidente Jair Bolsonaro. Em novembro, se filiou ao PL e deve ser candidato ao Senado pelo RN nas eleições 2022.

Rafael Motta (PSB)

Rafael Motta, 35 anos, é natural de Natal (RN), e cursou Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No Executivo local foi subsecretário de Juventude do estado aos 25 anos. Depois, em 2012, foi eleito vereador por Natal. Na metade do mandato, concorreu e conquistou a vaga de deputado federal, para a qual foi reeleito em 2018. Agora, Rafael Motta deve ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte (RN) nas eleições 2022.

Ney Lopes de Souza (PMB)

Nascido em Natal (RN), Ney Lopes tem 77 anos e, além de político, é jornalista e passou pelas redações da Tribuna do Norte, Jornal do Comércio, Folha de S. Paulo e O Cruzeiro. Durante a carreira como repórter se formou em Direito e, depois, atuou como promotor de Justiça. Em 1971, foi nomeado chefe da Casa Civil do governo, depois Secretário de Justiça e diretor da Companhia Energética. Quatro anos depois, foi deputado federal, e repetiu o feito outras cinco vezes. No mandato, se licenciou para ser prefeito de Natal. Agora, Ney Lopes de Souza deve ser candidato ao Senado pelo RN.

Dario Barbosa (PSTU)

Dario Barbosa, 65 anos, é natural do Recife (PE) e professor aposentado da rede pública de ensino municipal de Natal e estadual (RN). Em 2014 foi candidato a deputado estadual e, em 2016, a vereador. No pleito de 2018, concorreu a governador do Rio Grande do Norte (RN), mas perdeu. Nas eleições 2022, Dario Barbosa deve ser candidato ao Senado pelo RN.

Freitas Júnior (PSOL)

Francisco Raimundo De Freitas, 35 anos, é natural de Alexandria (RN), além de formado em Gestão Ambiental. Servidor público, ele atua como educador no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Na juventude, se engajou politicamente ao militar no movimento estudantil e socioambiental. Em 2016, quando ainda era filiado à Rede, disputou as eleições para prefeito da capital. Em 2020, ele tentou se eleger vereador por Natal. Agora, Freitas Júnior deve ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte (RN).

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.