Eleições 2022

Agregador de pesquisas do JOTA: Lula tem 51,6% dos votos válidos, e Bolsonaro, 48,4%

Lula tem 86% de chances de vencer a eleição neste domingo, aponta o consenso das pesquisas eleitorais do JOTA

agregador de pesquisas Lula e Bolsonaro Pesquisa eleitoral IPEC
Montagem dos candidatos Lula e Jair Bolsonaro / Crédito: Lucas Gomes

Na combinação entre todas as pesquisas eleitorais divulgadas até a noite deste sábado (29/10), o agregador eleitoral do JOTA calcula que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51,6% das intenções de voto, contra 48,4% de Jair Bolsonaro (PL). O número é por votos válidos, que excluem brancos e nulos.

Isso significaria 3,2 pontos percentuais de vantagem para Lula, o que pode representar 3,8 milhões de votos de diferença entre os candidatos no resultado da jornada eleitoral que acontece neste domingo e tem cobertura ao vivo do JOTA.

Eleições 2022 AO VIVO: Siga as principais notícias e análises do 2º turno

 

“Caiu a diferença nos últimos dias, mas ainda temos indecisos em proporção capaz de alterar a vantagem. Essa se desenha como a eleição mais apertada que já vimos”, afirmou Daniel Marcelino, cientista de dados do JOTA, na live GPS Eleitoral, realizada pelo JOTA em parceria com o site Inteligência Financeira.

Em votos totais, nesta atualização, Lula tem 46,8%;  Bolsonaro marca 44,6%. Indecisos somam 3,6%; brancos e nulos somam 4,8%.

“Esse resultado se encaminhou nas últimas três semanas: as pesquisas têm mostrado números que giram em torno do que vemos agora, de 52% contra 48%, com uma área de incerteza e até empate técnico”, continua. No agregador, essa área de incerteza é reduzida.

Assim, com base nos resultados, Lula tem 86% de chances de vencer a eleição neste domingo, contra 14% de Bolsonaro.