Opinião & Análise

Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos a governador de Goiás em 2022

Atualmente, oito nomes estão cotados para a disputa pelo comando do Palácio das Esmeraldas em outubro

candidatos a governador de Goiás
Palácio das Esmeraldas / Crédito: Leo Iran / Governo do estado de Goiás

A disputa pelo comando do Palácio das Esmeraldas está começando a tomar forma e há, até o momento, oito possíveis pré-candidatos a governador de Goiás nas eleições de 2022.

Ronaldo Caiado (União Brasil) é o atual governador e deve disputar a reeleição. Ele tem como potenciais concorrentes Marconi Perillo (PSDB), Gustavo Mendanha (Patriota),  Major Vítor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT).

Vale lembrar que os candidatos ao governo de Goiás podem ser indicados ou trocados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto na Justiça Eleitoral.

Confira lista com os possíveis candidatos a governador de Goiás:

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.

Ronaldo Caiado (União Brasil)

Ronaldo Caiado é o atual governador de Goiás e buscará a reeleição em 2022. Formado em Medicina, Caiado é natural de Anápolis (GO) e pertence a uma família de produtores rurais com forte envolvimento político. Ele já foi deputado federal por cinco mandatos e ocupava o cargo de senador quando foi eleito governador de Goiás em 2018. Entre 1986 e 1989, presidiu a União Democrática Ruralista, entidade que defende interesses dos produtores rurais, e também concorreu à Presidência da República em 1989.

Marconi Perillo (PSDB)

Natural de Palmeiras de Goiás (GO), foi governador de Goiás por quatro mandatos. Ex-deputado estadual e federal, foi vice-presidente do Senado entre 2007 e 2010. Em 2018, voltou a concorrer a uma vaga na Casa, mas não se elegeu. Em 2018, Perillo foi preso preventivamente numa operação que investigava a possível existência de caixa 2 nas campanhas de 2010 e 2014, sob a contrapartida de suposto favorecimento do Grupo Odebrecht em contratos na área de saneamento básico. O processo foi anulado e remetido para a Justiça Eleitoral, por decisão do ministro Gilmar Mendes. Marconi Perillo é o pré-candidato do PSDB a governador de Goiás nas eleições 2022.

Major Vitor Hugo (PL)

Natural de Salvador (BA), é deputado federal e militar. Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2018 e chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o major é pré-candidato a governador de Goiás nas eleições 2022 pelo PL.

Edigar Diniz (Novo)

É professor e empresário. Natural de Santa Helena de Goiás (GO), ele é formado em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Software e pós-graduado em Docência Universitária. Antes de ser pré-candidato a governador de Goiás em 2022, Diniz nunca disputou uma eleição.

Gustavo Mendanha (Patriota)

Nascido em Aparecida de Goiânia (GO), Gustavo Medanha é educador físico e ex-prefeito de sua cidade natal. Iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador no município em 2008. Disputou a prefeitura da cidade em 2016 e foi eleito. No pleito de 2020, ganhou a reeleição, mas renunciou ao cargo em março para ser candidato a governador de Goiás. Recentemente, trocou o MDB pelo Patriota, partido que representará nas eleições de outubro.

Wolmir Amado (PT)

É ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Nascido em Paim Filho (RS), é professor e mestre em História. Ele foi presidente da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas e tem uma carreira dedicada a educação e projetos comunitários. Wolmir Amado é o pré-candidato do PT a governador de Goiás em 2022.

José Eliton (PSB)

Advogado nascido em Rio Verde (GO), foi vice-governador de Goiás, na chapa de Marconi Perillo, por dois mandatos. Chegou a governar o estado em 2018, após a renúncia do então governador. Foi membro da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB de Goiás e secretário de Segurança Pública de Goiás. Em março, Eliton deixou o PSDB e se filiou ao PSB para ser candidato ao governo de Goiás nas eleições 2022.

Helga Martins (PCB)

Helga Martins é doutora na área de Direto, Estado e Constituição e professora do curso de Direito na Universidade Federal de Jataí. Martins também atua em projeto de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Pré-candidata ao governo de Goiás em 2022, essa é a primeira vez que ela concorrerá a um cargo eletivo.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.