
A disputa pelo comando do Palácio das Esmeraldas conta com nove candidatos a governador de Goiás (GO) nas eleições de 2022. Os postulantes à vaga já iniciaram as campanhas em busca do apoio dos eleitores goianos. O primeiro turno da disputa ocorre neste domingo (2/10). O JOTA faz uma cobertura das eleições e da apuração 2022 ao vivo. O segundo turno, caso seja necessário, será realizado no dia 30 de outubro.
- +JOTA: Saiba quem são os candidatos à Presidência em 2022
- +JOTA: Quem são os candidatos ao Senado por Goiás em 2022
Ronaldo Caiado (União Brasil) é o atual governador e disputa a reeleição. Ele tem como principais concorrentes, segundo as pesquisas, Gustavo Mendanha (Patriota) e Major Vítor Hugo (PL).
Confira lista com os candidatos a governador de Goiás em 2022
Cintia Dias (PSOL)
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Cintia Dias, 45 anos, é assistente social. Nascida em Goiânia (GO), já disputou os cargos de vereadora de sua cidade natal, deputada estadual e de vice-governadora, mas não conseguiu se eleger em nenhuma oportunidade. Em 2022, é candidata a governadora de Goiás (GO) em 2022 pela federação PSOL/Rede.
Edigar Diniz (Novo)
Edigar Diniz é professor e empresário. Natural de Santa Helena de Goiás (GO), o candidato tem 46 anos e é formado em Ciências da Computação, mestre em Engenharia de Software e pós-graduado em Docência Universitária. Antes de ser candidato a governador de Goiás (GO) em 2022, Diniz nunca disputou uma eleição.
Gustavo Mendanha (Patriota)
Nascido em Aparecida de Goiânia (GO), Gustavo Medanha, 39 anos, é educador físico e ex-prefeito de sua cidade natal. Iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador no município em 2008. Disputou a prefeitura da cidade em 2016 e foi eleito. No pleito de 2020, ganhou a reeleição, mas renunciou ao cargo em março para ser candidato a governador de Goiás (GO). No início do ano, trocou o MDB pelo Patriota, partido que representará como candidato ao governo de Goiás (GO) em 2022.
Acompanhe ao vivo a marcha da apuração, a partir das 17h deste domingo, no GPS Eleitoral do JOTA
Major Vitor Hugo (PL)
Natural de Salvador (BA), é deputado federal e militar. Ele foi eleito para a Câmara dos Deputados em 2018 e chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Major Vitor Hugo é candidato a governador de Goiás (GO) nas eleições 2022 pelo PL.
Professora Helga Martins (PCB)
Helga Martins, 41 anos, é doutora na área de Direto, Estado e Constituição e professora do curso de Direito na Universidade Federal de Jataí. Martins também atua em projeto de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Helga é candidata ao governo de Goiás (GO) em 2022, essa é a primeira vez que ela concorrerá a um cargo eletivo.
Professor Pantaleão (UP)
Reinado Assis Pantaleão, 71 anos, é professor de história aposentado. Nascido em Goiânia (GO), disputou sua primeira eleição em 2006, quando foi candidato a deputado federal pelo PSOL. Já concorreu também para vereador e prefeito de Goiânia (GO), e para deputado federal de Goiás (GO), mas não obteve sucesso. Pantaleão é candidato a governador de Goiás (GO) em 2022 pelo Unidade Popular.
Ronaldo Caiado (União Brasil)
Ronaldo Caiado, 72 anos, é o atual governador de Goiás (GO) e buscará a reeleição em 2022. Formado em Medicina, Caiado é natural de Anápolis (GO) e pertence a uma família de produtores rurais com forte envolvimento político. Ele já foi deputado federal por cinco mandatos e ocupava o cargo de senador quando foi eleito governador de Goiás (GO) em 2018. Entre 1986 e 1989, presidiu a União Democrática Ruralista, entidade que defende interesses dos produtores rurais, e também concorreu à Presidência da República em 1989.
Vinícius Paixão (PCO)
Nascido em Goiânia (GO), Vinícius Paixão, 36 anos, é historiador filiado ao Partido da Causa Operária (PCO). Em 2020, disputou a vaga de prefeito de Goiânia, mas não se elegeu. Agora, é candidato a governador de Goiás (GO) pelo PCO em 2022.
Wolmir Amado (PT)
É ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Nascido em Paim Filho (RS), Wolmir Amado, 60 anos, é professor e mestre em História. Ele foi presidente da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas e tem uma carreira dedicada a educação e projetos comunitários. Amado é o candidato a governador de Goiás (GO) em 2022 pelo PT.