Eleições 2022

Veja quem são os pré-candidatos a governador da Paraíba em 2022

Disputa eleitoral tem cinco nomes cotados como possíveis concorrentes ao governo no pleito de outubro

candidatos a governador da Paraíba
Palácio da Redenção - Sede do governo da Paraíba | Crédito: Wiki Commons

A corrida eleitoral pela vaga no Palácio da Redenção conta, atualmente, com cinco pré-candidatos a governador da Paraíba nas eleições de 2022. O primeiro turno da disputa ocorre em 2 de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, está marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Os candidatos a governador da Paraíba podem ser indicados pelos partidos até 5 de agosto, quando termina o prazo para a escolha dos representantes. O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto.

Confira lista dos possíveis candidatos a governador da Paraíba:

João Azevêdo (PSB)

Nascido em João Pessoa, João Azevêdo é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Atual governador da Paraíba, ele foi eleito no primeiro turno em 2018 e deve disputar a reeleição em 2022. Azevêdo já foi secretário de Infraestrutura de João Pessoa e ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

Nilvan Ferreira (PTB)

Nilvan Ferreira do Nascimento é radialista e apresentador de TV. Natural de Cajazeiras (PB), participou do movimento estudantil e ingressou na política em 2020, quando concorreu ao cargo de prefeito de João Pessoa pelo MDB. Em maio deste ano, Nilvan Ferreira deixou o MDB e assumiu a presidência estadual do PTB, partido pelo qual é pré-candidato ao governo da Paraíba.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pedro Cunha Lima é deputado federal e pré-candidato a governador da Paraíba pelo PSDB. Natural de Campina Grande (PB), Cunha é advogado e membro de uma das famílias mais tradicionais da política do estado. Ele foi eleito pela primeira vez em 2014, como deputado federal e se reelegeu em 2018. É presidente do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB.

Adjany Simplício (PSOL)

Professora do ensino fundamental, Adjany Simplício é a pré-candidata ao governo paraibano pelo PSOL. Natural de Natal (RN), Simplício atua em movimentos sociais em defesa da educação desde 2007 e irá concorrer pela primeira vez ao cargo de governadora. Em 2018, foi candidata a vice-governadora na chapa de Tárcio Teixeira e no pleito de 2020, se candidatou a vereadora de João Pessoa, mas não se elegeu. Atualmente, é presidente do diretório estadual do PSOL, partido ao qual é filiada desde 2016.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Senador e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo foi anunciado pelo MDB como pré-candidato a governador da Paraíba em 2022. Natural de Campina Grande (PB), é advogado e ingressou na carreira política em 1992. Foi vereador de sua cidade natal por dois mandatos, prefeito por mais dois e, em 2014, elegeu-se deputado federal. Atualmente, exerce o mandato de senador e é vice-presidente do Senado. Em 2021, migrou do PSB para o MDB, assumindo a presidência estadual do partido.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis.