Eleições 2022

Veja quem são os candidatos a governador da Paraíba em 2022

Disputa pela vaga no Palácio da Redenção conta com oito candidaturas para o pleito de outubro

candidatos governador paraíba 2022
Palácio da Redenção - sede do governo da Paraíba / Crédito: Zelma Brito/Wiki Commons

A corrida eleitoral pela vaga no Palácio da Redenção conta com oito candidatos a governador da Paraíba (PB) nas eleições de 2022.

O primeiro turno da disputa ocorre em 2 de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, está marcado para o dia 30 do mesmo mês.

Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, o atual governador João Azevêdo (PSB) lidera a disputa, logo em seguida estão o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) e o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

Confira lista com os candidatos a governador da Paraíba em 2022

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar! 

Adjany Simplício (PSOL)

Professora do ensino fundamental, Adjany Simplício, 45 anos, é a candidata a governadora da Paraíba (PB) em 2022 pelo PSOL. Natural de Natal (RN), Simplício atua em movimentos sociais em defesa da educação desde 2007 e concorre pela primeira vez ao cargo de governadora. Em 2018, foi candidata a vice-governadora na chapa de Tárcio Teixeira e no pleito de 2020, se candidatou a vereadora de João Pessoa (PB), mas não se elegeu. Atualmente, é presidente do diretório estadual do PSOL, partido ao qual é filiada desde 2016.

Adriano Trajano (PCO)

Adriano Trajano da Conceição, 48 anos, é agricultor. Nascido em Campina Grande (PB), disputou sua primeira eleição em 2020, como candidato a vereador de sua cidade natal pelo PCO, mas não obteve sucesso. Agora é candidato a governador da Paraíba (PB) em 2022 também pelo PCO. No entanto, a candidatura dele foi indeferida pela Justiça Eleitoral. O candidato aguarda o julgamento do recurso interposto.

João Azevêdo (PSB)

Nascido em João Pessoa (PB), João Azevêdo, 69 anos, é engenheiro civil e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Atual governador da Paraíba (PB), ele foi eleito no primeiro turno em 2018 e disputa a reeleição ao governo paraibano em 2022. Azevêdo já foi secretário de Infraestrutura de João Pessoa (PB) e ocupou a Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

Major Fábio (PRTB)

Fábio Rodrigues de Oliveira, conhecido como Major Fábio, tem 52 anos e é policial militar reformado e ex-deputado federal. Nascido no Recife (PE), começou sua trajetória na política em 2004 como candidato a vereador do município de Abreu e Lima (PE) pelo PMN, mas não se elegeu. Nas eleições de 2006, concorreu ao cargo de deputado federal pela Paraíba e conquistou a suplência. Assumiu o mandato em 2007, após o afastamento do titular. Em 2010, voltou a concorrer a uma vaga na Câmara e ficou como suplente novamente. Já nas eleições de 2014, foi candidato ao governo paraibano pelo PROS, mas não obteve sucesso. Major Fábio é candidato a governador da Paraíba (PB) em 2022 pelo PRTB.

Nascimento (PSTU)

Natural de João Pessoa (PB), Antônio do Nascimento Alves, 47 anos, é motorista de ônibus e atua como liderança do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado da Paraíba. Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ingressou na política em 2008, quando foi eleito suplente de vereador de Belém (PA) pelo PTB. Em 2020, foi candidato a vereador de João Pessoa (PB) pelo PDT e se elegeu como suplente novamente. Nascimento é o candidato a governador da Paraíba (PB) nas eleições 2022 pelo PSTU.

Nilvan Ferreira (PL)

Nilvan Ferreira do Nascimento, 49 anos, é radialista e apresentador de TV. Natural de Cajazeiras (PB), participou do movimento estudantil e ingressou na política em 2020, quando concorreu ao cargo de prefeito de João Pessoa (PB) pelo MDB. Em maio deste ano, Nilvan Ferreira deixou o MDB e assumiu a presidência estadual do PTB, mas logo em seguida migrou para o PL, partido pelo qual é candidato a governador da Paraíba (PB) em 2022.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

Pedro Cunha Lima, 34 anos, é deputado federal. Natural de Campina Grande (PB), Cunha é advogado e membro de uma das famílias mais tradicionais da política do estado. Ele foi eleito pela primeira vez em 2014, como deputado federal e se reelegeu em 2018. É presidente do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB. Nas eleições de 2022, concorre como candidato a governador da Paraíba pelo PSDB.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

Senador e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, 52 anos, foi anunciado pelo MDB como candidato a governador da Paraíba em 2022. Natural de Campina Grande (PB), é advogado e ingressou na carreira política em 1992. Foi vereador de sua cidade natal por dois mandatos, prefeito por mais dois e, em 2014, elegeu-se deputado federal. Atualmente, exerce o mandato de senador e é vice-presidente do Senado. Em 2021, migrou do PSB para o MDB, assumindo a presidência estadual do partido.

O que pensam as pessoas que apoiam candidatos diferentes do seu? Faça o quiz do Nosso Papo Reto e descubra! Clique aqui para jogar!