Eleições

O que pensam eleitores de Bolsonaro e Lula sobre combate ao racismo?

Jogue o quiz Nosso Papo Reto e saiba a opinião de eleitores de diferentes candidatos sobre temas como armas e meio ambiente

racial
Foto: Mark Konig/ Unsplash

Brasileiros com preferências políticas diversas foram ouvidos pelo projeto Nosso Papo Reto, uma parceria do JOTA com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), que revela a percepção dos grupos sobre temas relevantes para a política nacional. Apesar de não perceberem, os eleitores de polos opostos têm muitas visões semelhantes.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

A pesquisa mostra que, apesar de divergências, os potenciais eleitores de Jair Bolsonaro (PL) e Lula ( PT) têm opiniões parecidas sobre o papel do governo no combate ao racismo.

Entre os 5 mil brasileiros entrevistados pela pesquisa nacional, 71% concordam muito com a afirmação “o governo deve ter a obrigação de combater o racismo e a discriminação racial”. Outros 15% concordam um pouco.

O volume se repetiu entre os apoiadores de diferentes candidatos à presidência: 91% daqueles que preferem Lula concordaram, 80% no grupo de Bolsonaro, 91% no de Ciro Gomes (PDT) e 99% entre quem declarou preferência por Simone Tebet.

Embora haja concordância entre a maioria dos eleitores desses candidatos, a pesquisa mostra que eles não percebem isso. Um exemplo é que 81% dos eleitores que se classificaram como sendo de direita concordaram com a frase, mas os de esquerda pensavam que apenas 62% do polo oposto teria essa opinião.

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu.

O Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos é possível – e, mais do que isso, recomendável – e que temos mais opiniões semelhantes do que imaginamos. Mesmo nas divergências, há margem para o debate saudável.

O site Nosso Papo Reto é uma iniciativa do JOTA, com apoio do IBPAD e patrocínio do YouTube