Eleições

Como os eleitores avaliam a intervenção do governo nos preços de combustíveis?

Pesquisa do JOTA e do IBPAD ouviu 5 mil brasileiros sobre temas que pesam na decisão do voto

Foto: Chun Yeau Ng/ Petrobras

A maioria dos eleitores, de diferentes espectros políticos, aprovam que o governo tome medidas para reduzir os preços de combustíveis e do gás de cozinha. Essa avaliação foi observada na pesquisa do Nosso Papo Reto, iniciativa do JOTA com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) que ouviu cerca de 5 mil brasileiros sobre políticas públicas.

Para os brasileiros que disseram preferir a candidatura de Lula (PT), 89% concordam que essa deve ser a postura do governo. A proporção é apenas 4 pontos percentuais menor entre os prováveis eleitores de Jair Bolsonaro (PL), grupo em que 85% disse que o poder público deve ter essa responsabilidade.

Entre os eleitores que preferem Simone Tebet (MDB), 89% são favoráveis à redução de preços pelo governo; e 79% entre quem apontou Ciro Gomes (PDT) como favorito deles.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu.

O site Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos ou têm opiniões distintas é possível – e, mais do que isso, recomendável. O projeto teve patrocínio do YouTube.