Do Supremo

STF

Celso de Mello recebe prêmio de liberdade de imprensa da ANJ

Em abril, ministro repudiou decisão do STF de determinar a censura de reportagem da revista Crusoé

Nelson Meurer, primeiro caso da Lava Jato a ser julgado
Decano da Corte, o ministro Celso de Mello- Crédito: Nelson Jr/ SCO-STF
Esta reportagem foi alterada às 21h19 de 10 de outubro para corrigir a data da premiação, que será em 11 de novembro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, é o vencedor do prêmio de Liberdade de Imprensa da Associação Nacional de Jornais. De acordo com a entidade, o prêmio foi dado como reconhecimento “por sua defesa permanente da liberdade de imprensa ao longo de toda a trajetória de 30 anos” como ministro do STF. 

O prêmio será entregue no dia 11 de novembro, em cerimônia no Rio de Janeiro. Em abril, o decano saiu em defesa da liberdade de imprensa publicamente ao divulgar nota repreendendo a decisão do ministro Alexandre de Moraes de censurar reportagem da revista Crusoé.

“A prática da censura, inclusive da censura judicial, além de intolerável , constitui verdadeira perversão da ética do Direito e traduz , na concreção do seu alcance, inquestionável subversão da própria ideia democrática”, escreveu o ministro na ocasião.

A ANJ diz que os votos de Celso de Mello em temas relacionados à liberdade de imprensa e de expressão, “em diferentes oportunidades, acabaram se transformando em referência nesse campo essencial do Estado Democrático de Direito”.

Os ministros Ayres Britto e Cármen Lúcia também já receberam a honraria. Em 2008, Ayres Britto foi premiado pelo encaminhamento favorável ao fim da Lei de Imprensa. Já em 2015, a ministra Cármen Lúcia ganhou o prêmio por sua relatoria no julgamento que considerou inconstitucional a autorização prévia dos biografados para publicação de biografias.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito