Do Supremo

Jair Bolsonaro

Bolsonaro: ‘Eu tô armando o povo porque eu não quero uma ditadura’

Presidente disse querer armar a população; no dia seguinte, foi publicada portaria que aumentou limites de compra de munição

Reprodução Youtube

Durante a reunião interministerial ocorrida no Palácio do Planalto em 22 de abril, o presidente Jair Bolsonaro disse que quer armar a população e que “é facílimo impor uma ditadura” no Brasil. O vídeo da reunião foi divulgado nesta sexta-feira (22/5) por determinação do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O vídeo foi citado por Sergio Moro em depoimento à Polícia Federal e, segundo ele, explicita as interferências de Bolsonaro na instituição. Celso de Mello é relator do inquérito no STF que apura essas supostas interferências. Leia a decisão e a íntegra da degravação.

Bolsonaro disse: “Como é fácil impor uma ditadura no Brasil. Como é fácil. O povo tá dentro de casa. Por isso que eu quero, ministro da Justiça e ministro da Defesa, que o povo se arme! Que é a garantia que não vai ter um filho da puta aparecer pra impor uma ditadura aqui! Que é fácil impor uma ditadura! Facílimo”.

“Um bosta de um prefeito faz um bosta de um decreto, algema, e deixa todo mundo dentro de casa. Se tivesse armado, ia pra rua. E se eu fosse ditador, né? Eu queria desarmar a população, como todos fizeram no passado quando queriam, antes de impor a sua respectiva ditadura”, continuou Bolsonaro. “Aí, que é a demonstração nossa, eu peço ao Fernando e ao Moro que, por favor, assine essa portaria hoje que eu quero dar um puta de um recado pra esses bosta! Por que que eu tô armando o povo? Porque eu não quero uma ditadura! E não da pra segurar mais! Não é? Não dá pra segurar mais”.

No dia seguinte, foi publicada no Diário Oficial a Portaria 1.634/2020, assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Público em conjunto com o Ministério da Defesa. Esse ato aumentou o limite de compra de munição para quem tem arma de fogo registrada de 200 unidades de munição por ano para 550 unidades de munição por mês para diferentes tipos de armas.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito