Quem será o sucessor de Rodrigo Janot?

Jota, Folha de SP e UniCEUB realizam, na sexta, último debate entre os candidatos à lista tríplice

Maior investigação criminal do país, a Operação Lava Jato passará por uma significativa mudança a partir do dia 17 de setembro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deixará o cargo e caberá a seu sucessor imprimir o novo ritmo das investigações que já atingiram as principais lideranças políticas e empreiteiras do país.

Agora, quem são os candidatos , quais seus planos se forem alçados para o cargo máximo da carreira e suas visões para os desafios para o Ministério Público Federal? Na sexta-feira (23), essas perguntas poderão ser respondidas no último debate entre os candidatos à sucessão de Janot. O JOTA, o jornal Folha de São Paulo e a pós-graduação lato sensu em Direito e o Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento (ICPD) em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC) promovem o encontro entre os concorrentes. Dos oito candidatos, cinco confirmaram presença: Eitel Santiago, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Raquel Dodge e Sandra Cureau.

Os subprocuradores-gerais da República concorrem a uma vaga na lista tríplice preparada pela Associação Nacional dos Procuradores da República e que será definida no próximo dia 27. A lista será enviada à Presidência da República, mas o presidente Michel Temer não é obrigado a escolher um dos nomes. Desde 2003, no governo Lula, tradicionalmente o primeiro candidato tem sido escolhido.

DEBATE

10h às 12h

A abertura será feita pelo ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto

O Evento ocorrerá no auditório Elza Moreira Lopes, do bloco 3 e na sala 3018 (térreo do Bloco 3) será feita a transmissão simultânea. Endereço do UniCEUB: SEPN 707/907 – Campus do UniCEUB – Asa Norte – Brasília – DF – CEP 70790-075.

Os interessados devem se inscrever pelo site: https://www.uniceub.br/eventos-academicos/eventos-por-curso/1o-semestre-2017/debate-entre-candidatos-a-procuradoria-geral-da-republica.aspx

 

PERFIL

Ela Wiecko Volkme de Castilho – Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (1986) e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Ingressou no magistério superior por concurso público de provas e títulos, como professora substituta, na Universidade Federal do Paraná (1982-1990). Foi transferida para a Universidade Federal de Santa Catarina (1982-2002) e, posteriormente, redistribuída para a Universidade de Brasília, onde tem lecionado, na graduação e na pós-graduação, disciplinas da área penal e de direitos humanos. Atualmente ocupa o cargo de professor associado.

Raquel Ferreira Elias Dodge – Mestre em Direito por Harvard (EUA), subprocuradora-geral da República, com atuação em matéria criminal e coordenadora da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.

Eitel Santiago de Brito Pereira – Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1976). Professor concursado de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Penal na UFPB (desde 1991). Curso de Direito Ambiental na Faculté de Droit et des Sciences Economiques (2001). Examinador do 22° Concurso Público para Procurador da República (2005). Examinador do 23° Concurso Público para Procurador da República (2006). Mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (2014).

Franklin Rodrigues da Costa – Subprocurador-Geral da República com atuação no Superior Tribunal de Justiça Integrante da 3a. Câmara de Coordenação e Revisão do MPF – Defesa da Concorrência e Agências Reguladoras (ANP, ANEEL, ANATEL e ANAC) Integrante do Grupo de Trabalho sobre Transportes da 3a. CCR do MPF. Membro do CEBRAMAR – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (Brasília) e membro do IDCB – Instituto de Direito Comparado e Internacional de Brasília.

Sandra Cureau – Subprocuradora-Geral da República promovida em 1997. Atuação perante o Supremo Tribunal Federal, desde dezembro de 2001, integrando, também, o Núcleo da Tutela Coletiva junto àquela Corte. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1970). Mestrado em Direito da Cidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.