Justiça

STM

Militares suspeitos por morte de músico vão passar por audiência de custódia

Eles foram presos em flagrante por descumprimento das regras de engajamento

Foto: reprodução Youtube

A 1ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar realizará nesta quarta-feira (10/4)  a audiência de custódia com  dez militares do Exército presos e investigados pela morte do músico Evaldo Rosa dos Santos durante ação contra um carro ontem na zona oeste do Rio, que ainda deixou dois feridos.

Nesta audiência, o juiz vai ouvir os militares e analisar as prisões sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares.

O Ministério Público Militar, a Defensoria Pública ou dos advogados dos presos também serão ouvidos.

De acordo com o Ministério Público Militar, a perícia do local foi feita ontem pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Os militares envolvidos foram afastados e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária Militar para tomada de depoimentos. Também foi ouvida uma testemunha civil.

Após as oitivas, foi determinada a lavratura da prisão em flagrante de 10 dos 12 militares envolvidos, por descumprimento de regras de engajamento. Segundo o Comando Militar do Leste (CML), eles foram presos em flagrante por descumprimento das regras de engajamento.

De acordo com o CML, foram constatadas inconsistências entre os fatos inicialmente reportados pelos militares envolvidos e as informações que chegaram posteriormente ao Exército.

“O Exército Brasileiro reitera seu estrito compromisso com a transparência e com os parâmetros legais impostos pelo Estado de Direito ao uso legítimo da força por seus membros, repudiando veementemente excessos ou abusos que venham a ser cometidos quando do exercício das suas atividades”, finaliza a nota.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito