Jotinhas

Bolsonaro x OAB

‘Se presidente da OAB quiser saber como pai desapareceu no período militar, eu conto’

Fala de Jair Bolsonaro foi proferida depois que ele criticou atuação da entidade no caso Adélio Bispo. ‘Quem é essa OAB?’

porte ilegal
O presidente da República Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o novo marco legal das agências reguladoras. /Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), depois de criticar a ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no processo criminal contra Adélio Bispo, autor do atentado contra ele quando ainda era candidato, disse que um dia contaria a Felipe Santa Cruz, presidente da entidade, como o pai dele “desapareceu no período militar”.

“Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto pra ele”, disse o presidente.

“Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar às conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco, e veio a desaparecer no Rio de Janeiro”, completou.

Fernando Santa Cruz, pai de Felipe morreu em 1974, quando era militante do grupo “Ação Popular”. Foi preso pelo governo e nunca mais foi visto. Em 2012, no livro “Memórias de uma guerra suja”, o ex-delegado do Dops Cláudio Guerra revelou que o corpo de Fernando foi incinerado no forno de uma usina de açúcar em Campos.

Antes de atacar Felipe Santa Cruz, Bolsonaro criticou a atuação da OAB no processo de Adélio. “Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB?”.

Em 2011, Bolsonaro já havia dito, em uma palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF), que o pai de Santa Cruz, desaparecido no regime militar, “deve ter morrido bêbado em algum acidente de carnaval”.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito