Eventos

tecnologia

AB2L e UFRJ farão 1ª Jornada de Direito e novas tecnologias da FND

Evento busca levar a estudantes as últimas novidades tecnológicas do cenário jurídico brasileiro e mundial

previdenciário
Crédito: Pixabay

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e a Faculdade Nacional de Direito (FND) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizam o evento “Jornada Direito e novas tecnologias”, na próxima quarta-feira (25/4),  no Salão Nobre do Palácio Conde dos Arcos, sede da FND localizada na Rua Moncorvo Filho, nº 8, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

As palestras serão apresentadas por sete especialistas divididos em dois painéis principais. No primeiro deles, das 11h30min às 12h50min, será debatido o impacto das novas tecnologias sobre o direito. A advogada e vice-presidente da comissão de startups da OAB/RN, Amanda Lima palestrará sobre meios de aperfeiçoamento da democracia por blockchain. O advogado e cofundador do portal LEX MACHINÆ Pedro Lameirão falará sobre criptomoedas e regulação. Clarissa Luz, advogada e fundadora do coletivo elas_inTech, palestrará sobre a relação entre Big Data e o direito fundamental à privacidade. Concluindo o primeiro painel, o advogado e presidente da AB2L Bruno Feigelson apresentará aos alunos os novos rumos da advocacia. O painel contará com a moderação do professor Carlos Mendes, do NCE-UFRJ.

No segundo painel, das 17h às 18h30min, serão apresentadas inovações que podem beneficiar a prática cotidiana dos profissionais do Direito. Alexandre Zavaglia, diretor executivo do Instituto de Direito Público-SP, comentará o potencial de ampliação do acesso à Justiça do uso de sistemas de inteligência artificial. Para explicar como funcionam os smart contracts, falará o engenheiro de computação e sócio diretor da NIT, Rafael Nasser. Por fim, encerrando a jornada, o advogado e cofundador do portal LEX MACHINÆ, Daniel Becker, comentará os instrumentos de online dispute resolution e o uso da jurimetria como forma de pacificar uma sociedade litigante. O professor Carlos Thomaz, da FND, será o moderador.

O evento teve apoio apoio do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições (LETACI-UFRJ), do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE-UFRJ) e do Centro de Estudos de Direito e Tecnologia (CEDITEC-UFRJ).

As inscrições podem ser realizadas em www.eventuzz.com/jornadatechfnd.


Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito