Eventos

Women in Tax

Evento em São Paulo reúne mulheres especialistas em Direito Tributário

Encontro marca o lançamento do grupo Women in Tax, que busca valorizar presença e liderança feminina

Mulheres
Crédito: Pixabay

Os congressos de Direito Tributário no Brasil encorajam a presença de mulheres como palestrantes ou apenas na condição de mediadoras? Em que medida as mulheres ocupam cargos de liderança na advocacia pública e privada, no setor jurídico de empresas e na academia? A partir de questões como essas, nove tributaristas brasileiras decidiram fundar no Brasil o grupo Women in Tax, conhecido como WIT Brazil.

O lançamento do grupo ocorre em 30 de abril, de graça em São Paulo. A programação conta com painéis sobre a tributação e a desigualdade de gênero, bem como sobre a presença de mulheres em espaços de decisão.

Inspirado em organizações de mesmo nome atuantes nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália, o WIT Brazil busca valorizar a presença e a liderança das mulheres no mercado de trabalho nos diversos setores relacionados ao Direito Tributário, fortalecer a participação feminina em eventos e ampliar o contato entre especialistas atuantes na área.

“Muitas mulheres tributaristas qualificadas enfrentam desafios relevantes na medida em que o ambiente é majoritariamente dominado por homens. E nós sentimos que uma atuação coletiva e mais pública seria mais eficaz do que agir individualmente”, conta a professora da Fundação Getulio Vargas Tathiane Piscitelli, que participa da comissão executiva do WIT Brazil e preside a Comissão Especial de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.

O lançamento ocorre das 8h30 às 11h30, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo. As inscrições são gratuitas e abertas a todos, tanto mulheres quanto homens.

Programação

8:30 – 9:00 – Recepção & Café da Manhã

9:00 – 9:15 – Abertura: Lançamento do WIT, Women in Tax/Brazil

  • Tathiane Piscitelli, professora da FGV Direito SP, doutora em Direito pela USP e presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB-SP
  • Andrea Mascitto, advogada e mestre em Direito Tributário pela PUC-SP

9:15 -10:00 – Painel: “Mulheres nos espaços de gestão e decisão”

  • Andrea Piscitelli, sócia fundadora da “Capta Com Você T&D” e professora de MBA na USP e na Fundação Dom Cabral

10:00 – 10:10 – Homenagem à professora Elizabeth Nazar Carrazza

  • Fernanda Pazello, advogada e mestre em Direito Tributário pela PUC-SP

10:10 – 10:30 – Conferência da homenageada, professora Elizabeth Nazar Carrazza, professora e Doutora em Direito Tributário pela PUC-SP

10:30 – 11:30 – Painel técnico: “Tributação e desigualdade de gênero”

Debatedoras:

  • Tathiane Piscitelli, professora da FGV Direito SP, doutora em Direito pela USP e presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB-SP
  • Raquel Preto, advogada, doutora em Direito Tributário pela USP e diretora tesoureira da OAB/SP
  • Vanessa Toro, diretora tributária da Unilever

Mediadora:

  • Daniela Silveira Lara, advogada e mestre em Direito Tributário pela FGV-SP

11:30 – Encerramento


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito