Eventos

STF

Evento sobre corrupção terá ministros e curso de professor de Harvard

Combate à corrupção é tema do III Fórum Jurídico da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região

combate à corrupção
Crédito: Pixabay

A Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) realizará a partir da próxima terça-feira (22/1), o III Fórum Jurídico que tratará sobre o tema geral “Direito Penal – Combate à Corrupção em um Estado Democrático de Direito”. As palestras e aulas serão fechadas ao público, mas transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube do TRF1.

O evento, que acontecerá na sede da Esmaf (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 02, Lote 21), terá quatro dias de duração e acabará na sexta-feira (25/1). Autoridades do Poder Judiciário e renomados juristas e acadêmicos nacionais e internacionais palestrarão sobre mais de dez assuntos relacionados ao combate à corrupção.

Para falar sobre o tema geral do Fórum na primeira palestra, o evento contará com a participação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e do vice-procurador-geral da República, Luciano Maia.

Além da presença de autoridades, o professor doutor Mathew Stephenson, da Faculdade de Direito de Harvard (EUA), que apresentará a palestra “Systemic Corruption” no primeiro dia de atividades. O acadêmico também ministrará o curso Combating Systemic Corruption, dividido em três aulas que acontecerão nos dias 23, 24 e 25.

Entre os palestrantes do dia 23 estão dois desembargadores federais do TRF 1ª Região: Ney Bello falará sobre “Judiciário, Investigação, Prisão e Tutela de Liberdade” e I’talo Mendes apresentará o tema “A corrupção e as instituições públicas: uma análise jurídica e sociológica”.

O III Fórum Jurídico tem a coordenação geral do diretor da Esmaf, desembargador federal Souza Prudente. A coordenação científica é da procuradora-geral da República, Raquel Dodge; dos juízes federais Pedro Felipe de Oliveira Santos e Clara Mota Santos Pimenta Alves; do juiz de Direito em auxílio ao STF Bruno Bodart e da procuradora da República em auxílio à Procuradoria-Geral da República Luana Vargas.

A programação completa dos quatro dias do evento pode ser vista aqui.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito