Acompanhe

STF – Suspeição de Moro – sessão da 2ª Turma de 9/3/2021

2ª Turma julga HC que questiona imparcialidade de Moro nos casos de Lula

STF, Sergio Moro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na CCJ / Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (9/3), às 14h, o Habeas Corpus (HC) 164.493, em que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O relator do caso é o ministro Edson Fachin, que anulou, na última segunda-feira (8/3), todos os atos de Moro em quatro processos contra Lula, que passou a ser elegível pela Lei da Ficha Limpa.

Ao anular a condenações de Lula, o ministro Edson Fachin determinou a perda de objeto do HC sobre a suspeição de Moro. Mas Gilmar Mendes estava com vista deste processo, e decidiu que o caso merece ser apreciado. Assim, a Turma deve decidir, primeiro, se o caso ainda merece ou não ser julgado, já que a 13ª Vara Federal de Curitiba foi declarada incompetente para processar as ações de Lula. Se a Turma decidir que o HC não perdeu o objeto, vai julgar o mérito: se Moro foi parcial ao julgar o petista.

Como Mendes é o atual presidente da 2ª Turma, ele devolveu a vista do processo e já o pautou. Em resposta, Fachin pediu o adiamento do julgamento do habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O despacho de Fachin vem pouco depois do ministro Gilmar Mendes, que estava com vista deste HC, pautar para esta terça-feira (9/3) o julgamento do caso. Agora, Fachin quer que o presidente Luiz Fux decida se o caso deve ser adiado e se perdeu o objeto.

A defesa de Lula, então, entrou com um recurso requerendo que a Turma decidisse hoje sobre a suspeição de Moro.

Acompanhe ao vivo:

Sair da versão mobile