Eleições

O que os eleitores pensam sobre o governo agir contra a desigualdade de renda?

Pesquisa do JOTA e do IBPAD entrevistou 5 mil brasileiros sobre temas como desmatamento e papel dos militares

Comunidade de Paraisópolis, na região do Morumbi, em São Paulo | Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

É praticamente consenso, na opinião dos eleitores brasileiros, que o governo deve implementar políticas ou adotar medidas para reduzir a desigualdade de renda entre a população. Essa é a opinião de 89% das cerca de 5 mil pessoas ouvidas pelo Nosso Papo Reto, iniciativa do JOTA e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Entre os eleitores de diferentes inclinações políticas e preferências de candidatos à presidência, há pouca variação de opiniões e alta concordância. 90% dos respondentes que optam por Lula (PT) concordam que o governo deve agir para combater a desigualdade de renda, próximos dos 89% dos que preferem Jair Bolsonaro (PL).

Nos grupos que escolheram Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), o volume foi de 97% e 98%, respectivamente.

Quiz do Nosso Papo Reto pretende incentivar o diálogo ao demonstrar que há mais opiniões que aproximam do que afastam os brasileiros. Clique aqui para jogar! 

Apesar da convergência de opiniões, boa parte dos eleitores tinha a percepção de que mais pessoas de espectros políticos opostos concordariam. Um exemplo é que as pessoas que se reconheceram como de esquerda imaginavam que 63% dos eleitores de direita concordariam com a afirmativa, mas o número foi de 88%.

Os resultados da pesquisa deram origem a um quiz em que os participantes são convidados a tentar adivinhar como pensam os apoiadores de outros grupos políticos sobre temas relevantes da agenda nacional. Ao fim, há uma comparação entre a expectativa de resposta e o que o outro grupo respondeu.

Nosso Papo Reto demonstra que o diálogo entre pessoas que votam em candidatos de polos opostos é possível – e, mais do que isso, recomendável – e, às vezes, as opiniões são mais próximas do que imaginamos. Mesmo nas divergências, há margem para o debate saudável.

O site Nosso Papo Reto é uma iniciativa do JOTA, com apoio do IBPAD e patrocínio do YouTube.

Sair da versão mobile