CONTEÚDO PATROCINADO

Especialização em Direito nos EUA: universidades participam de evento no Brasil

Feira do EducationUSA, rede oficial do Departamento de Estado americano, acontece em São Paulo, Brasília e Rio em outubro

Campus da UCLA, em Los Angeles | Foto: Unsplash

À primeira vista, ingressar em uma especialização no exterior pode parecer uma tarefa complexa e extenuante – ou até um sonho distante para muitos. Encontrar a universidade ideal, participar dos processos seletivos, separar os documentos e obter o visto são aspectos que muitos estudantes consideram intimidadores.

Facilitar esse processo para os profissionais do Direito é o objetivo da feira EducationUSA LL.M. Tour, que acontece em São Paulo, em 16 de outubro; Brasília, no dia 19 de outubro; e Rio de Janeiro, 21 de outubro. O evento é gratuito e aberto ao público.

A EducationUSA, que é a rede oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos, organiza a feira desde 2017. O evento é voltado a estudantes de Direito e profissionais da área jurídica, que têm interesse em fazer uma especialização em Direito nos Estados Unidos.

O Latin Legum Magister ou Master of Laws, conhecido pela sigla LL.M., pode ser realizado por graduados com bacharel em Direito e é um título de mestrado amplamente reconhecido internacionalmente. Com o diploma de LL.M., em alguns estados americanos, é possível realizar o exame da American Bar Association, que permite atuar na advocacia nos Estados Unidos, por exemplo.

Neste ano, cerca de 30 universidades participam da feira de LL.M. do EducationUSA, entre as quais a UCLA, UC Berkeley, a Universidade de Nova York (NYU) e a Universidade Cornell, dentre outras. Muitas delas oferecem bolsas de estudo baseadas em mérito ou necessidade financeira, o que pode ser mais uma oportunidade para os candidatos.

Edição de 2022 da feira de LL.M. do EducationUSA | Foto: Divulgação/ EducationUSA

A feita tem edições anuais. O evento reúne oficiais de admissão de programas de pós-graduação em Direito de universidades americanas, além de palestras gratuitas sobre o processo de admissão, solicitação do visto e requisitos necessários. Para esta edição, a expectativa é que a feira receba 500 candidatos em potencial nas três cidades – em 2022, foram 450 participantes.

Simone Ferreira, coordenadora do escritório do EducationUSA na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, explica as perspectivas de se realizar o LL.M. nos Estados Unidos: “Além da excelência, um ponto importante é a possibilidade de networking com professores e colegas do programa, o que pode ampliar as possibilidades de atuação na carreira profissional em âmbito internacional. Além disso, os cursos oferecem experiências práticas, como participação em casos reais, proporcionando uma aprendizagem voltada para o mercado de trabalho”.

Por conta dessas oportunidades, os estudantes brasileiros estão entre os que mais viajam para estudar nos Estados Unidos. O Brasil aparece na oitava posição entre as nações com mais alunos matriculados na educação superior no país, à frente do México e do Reino Unido, por exemplo, segundo dados do Open Doors Report 2022, o censo oficial da educação internacional nos Estados Unidos. Só no ano passado, quase 15 mil pessoas foram estudar em universidades americanas.

Edição de 2022 da feira de LL.M. do EducationUSA | Foto: Divulgação/ EducationUSA

Após conhecer a feira anual, com o apoio do EducationUSA, a advogada Claudia Turner foi aprovada em três instituições americanas de prestígio e optou pela Universidade da Pensilvânia.

“Eu atuo há quinze anos na área jurídica no Rio de Janeiro e busquei o EducationUSA com muitas ideias. Montamos um plano de ação e passamos por todas as etapas de pesquisa, seleção de universidades, listas de pontos positivos e negativos, apoio para o exame de inglês TOEFL, análise dos modelos de cartas de apresentação e currículo, entre outros. Todo o trabalho foi recompensado no final’, conta.

Além do evento anual, o EducationUSA conta com uma rede de orientadores especializados em mais de 40 centros em todas as regiões do Brasil.

“Como em qualquer novo projeto em nossa vida, entender o LL.M. e a variedade de opções de estudo disponíveis requer tempo e foco para pesquisar, se familiarizar com as informações e requisitos e se preparar para as candidaturas. Conciliar isso com estudo, trabalho e vida pessoal pode ser algo desafiador. Contudo, é extremamente possível, desde que a pessoa tenha foco. E nós, orientadores do EducationUSA, podemos ajudar em todo o processo”, tranquiliza Simone Ferreira, dO EducationUSA.

Mais informações sobre o EducationUSA no Brasil e a atual edição da EducationUSA LL.M. Tour estão no site da rede. As inscrições estão abertas.

EducationUSA LL.M. Tour

São Paulo
16/10, das 17h às 20h
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130 Consolação, SP 01302-907

Brasília
19/10, das 18h às 21h
Brasil 21 Cultural
SHS Qd 06, Lote 01, Conjunto A Asa Sul, DF 70740-610

Rio de Janeiro
21/10, das 10h30 às 13h30
JW Marriott Hotel Copacabana
2600 Avenida Atlântica Copacabana, RJ 22041-001

Sair da versão mobile