Empate Técnico

Paraná Pesquisas mostra disputa acirrada em Portugal

Portugal realiza eleições em 10 de março para escolher os 230 deputados da Assembleia Nacional e o próximo primeiro-ministro

eleições portugal
Crédito: Pixabay

Pesquisa inédita do Paraná Pesquisas revela uma disputa apertada entre as principais forças políticas em Portugal. A Aliança Democrática (PPM, PSD, CDS), o Partido Socialista (centro-esquerda) e o Chega (direita) estão virtualmente empatados nas intenções de voto. Essa é a primeira do instituto fora do Brasil. 

Pelos números da pesquisa

A Aliança Democrática lidera ligeiramente com 21,4% na pergunta espontânea, seguida de perto pelo Partido Socialista com 21,1% e o Chega com 16,9%, dentro da margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nesse cenário, a Aliança Democrática, o Partido Socialista e o Chega acumulam aproximadamente 60% das intenções de voto. Os demais partidos e blocos totalizam cerca de 20%. Entre os entrevistados portugueses, 18,8% se declaram indecisos.

Mas quando questionados sobre quem tem mais chances de vencer, o Partido Socialista e a Aliança Democrática estão tecnicamente empatados, com 41,4% e 39,9% respectivamente.

Segundo o levantamento, 69,8% dos entrevistados dizem que vão votar nas eleições de 10 de março. O voto em Portugal não é obrigatório. 

O instituto ouviu eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 20 e 22 de dezembro de 2023. A margem estimada de erro é de 3,4 pontos percentuais para os resultados gerais.

Eleições à vista 

Em 10 de março, Portugal realizará eleições parlamentares para definir os 230 assentos da Assembleia Nacional e o primeiro-ministro, marcando o fim do mandato de quatro anos.

Contexto político

A convocação das eleições foi precipitada pela renúncia do primeiro-ministro António Costa do Partido Socialista em 7 de novembro de 2023, em meio a investigações sobre corrupção relacionadas a projetos de lítio e hidrogênio verde, levando o presidente Marcelo Rebelo de Sousa a antecipar o processo eleitoral.

Sair da versão mobile