Nova Gestão

Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem tem nova presidência

Mariana Freitas de Souza, nova presidente da entidade, atua como árbitra e mediadora de conflitos há mais de 20 anos

mariana freitas de souza
Mariana Freitas de Souza, nova presidente do CBMA. Imagem: CBMA/Divulgação

A advogada Mariana Freitas de Souza é a nova presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Ela assume a presidência no lugar do também advogado e professor da FGV, Gustavo da Rocha Schmidt, que presidiu a entidade nos últimos 9 anos. 

A nova presidente do CBMA atua como árbitra e mediadora de conflitos há mais de 20 anos e, nos últimos dez, como diretora do Centro, integrando as diretorias técnicas de mediação e arbitragem. Nessa função, Mariana promoveu cursos de formação e eventos nacionais e internacionais na área de resolução de disputas, representando o CBMA no Brasil e no exterior.

Para Mariana, a condução à presidência é motivo de muita alegria e orgulho, e coroa todo o trabalho desenvolvido no CBMA nos últimos 10 anos. ”Espero poder contribuir ainda mais para o CBMA, dando continuidade ao excepcional trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores, que culminou com seu crescente protagonismo no uso e fomento dos métodos alternativos de solução de conflitos”, afirmou a nova gestora da entidade. 

Souza dará continuidade ao trabalho de Gustavo da Rocha Schmidt. Dentre as ações desenvolvidas por Schmidt durante sua gestão, destacam-se o crescimento no número de arbitragens comerciais, a regulamentação do procedimento de arbitragem expedita, a edição do regulamento de dispute boards, a realização de conferências internacionais na área de mediação e de arbitragem, a ampliação das dependências do CBMA, a inauguração da sede da instituição em São Paulo.

Além disso, também se destaca a implementação do segmento da arbitragem esportiva, tendo posicionado o CBMA como o núcleo da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), da Confederação Brasileira de Skate (CBSK), da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

”Foi uma experiência incrível liderar o CBMA nos últimos 9 anos. Sinto-me imensamente feliz por ter contribuído para a construção de uma nova cultura de solução de litígios no Brasil, de natureza extrajudicial. Muito me encanta olhar para trás e ver o quanto o CBMA se desenvolveu. Tudo fruto da união de advogados, árbitros, acadêmicos e da classe empresarial. Um trabalho de tantos que seria impossível nomeá-los. Agradeço a todos que confiaram no meu trabalho e apoiaram um projeto tão especial”, declarou Schmidt em sua despedida da gestão do CBMA. 

”O CBMA está em excelentes mãos. Mariana é uma potência da natureza. Inteligente, trabalhadora e comprometida com a causa das ADRs. Tenho absoluta certeza que fará uma gestão muito superior à minha, alçando o CBMA a um outro patamar. Sucesso, Mariana! E conte sempre comigo”, concluiu. 

A cerimônia de posse de Mariana Freitas de Souza como presidente da entidade deve acontecer apenas em 2024.

Sair da versão mobile