Podcast

Fábio Zambeli analisa a posse de Lula no podcast O Assunto desta segunda

Analista-chefe do JOTA falou sobre os momentos marcantes da posse e o que eles representam. Confira

discursos Fábio Zambeli posse Lula
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em 2023 / Crédito: Ricardo Stuckert

O analista-chefe do JOTA em São Paulo, Fábio Zambeli, veterano de quase 3 décadas de cobertura política, é o convidado desta segunda-feira (2/1) do podcast O Assunto, apresentado pela jornalista Natuza Nery e veiculado pelo G1. O tema deste episódio do podcast é a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu terceiro mandato na Presidência da República.

Segundo Zambeli, a caminhada na rampa do Palácio do Planalto foi uma solução sob medida para Lula, que teve uma subida triunfal;

Ao analisar os discursos de Lula durante a posse, Zambeli avaliou que Lula adotou um tom mais duro no Congresso, para demarcar limites que vão na contramão de quem precisa expandir a base política para governar. A fala aos parlamentares, para Zambeli, mostrou que o presidente busca o protagonismo na agenda, sem trégua ao governo que saiu de cena. Já o discurso no parlatório foi voltado a toda a população, e não apenas aos que votaram nele.

Zambeli destacou que Lula nunca adotou a cartilha liberal, e que tem o desafio de explicar como vai aplicar uma nova regra fiscal sem levar as contas públicas ao colapso.

Ouça ao podcast O Assunto, com participação de Fábio Zambeli

Sair da versão mobile