Renegociação de dívidas

Desenrola Fies: veja como renegociar as dívidas de financiamento estudantil

Com descontos de até 99%, o programa do governo federal estará disponível para nos bancos até o dia 31 de maio de 2024

Créditos: Unsplash

Estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 31 de maio de 2024 para aproveitar as condições especiais de renegociação de dívidas do Desenrola Fies. Criado pelo governo federal, o programa prevê redução de 100% no valor dos juros, descontos de até 99% do valor da dívida e condições facilitadas de pagamento.

Podem participar do Desenrola Fies estudantes com contratos firmados até o final de 2017 que tenham débitos vencidos e não pagos até o dia 30 de junho de 2023. De acordo com o governo, mais de um milhão de brasileiros podem ser beneficiados com o programa.

Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias terão descontos de até 99% do valor consolidado da dívida, caso sejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). No caso dos demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.

Para renegociar as dívidas, o estudante ou formado precisa procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil, a depender de onde o contrato de financiamento estudantil foi firmado. O processo de simulação e renegociação pode ser realizado de forma virtual, no próprio aplicativo dos bancos.

De acordo com o governo, desde que a iniciativa foi lançada em novembro ano passado, mais de 225 mil renegociaram seus financiamentos. Ao todo, mais de R$ 10 bilhões em dívidas foram renegociados, com um retorno aos cofres públicos de cerca de R$ 426 milhões só com o pagamento do valor da entrada.

Em caso de dúvidas sobre o programa, o Ministério da Educação (MEC) oferece atendimento pelo telefone 0800 616161 e pelo portal Fale Conosco.

Sair da versão mobile