Banner Top JOTA INFO
Lançamento

JOTA e Insper lançam livro 'Marco Aurélio no Supremo - entre o indivíduo e a instituição'

Publicação traz a trajetória de Marco Aurélio Mello e faz parte da coleção 'O Supremo', sobre os ministros da Corte

Redação JOTA
06/12/2022|17:25
Marco Aurélio
Ministro Marco Aurélio Mello em sessão em 2018 / Crédito: Nelson Jr/ STF

O JOTA e o Insper lançam o livro "Marco Aurélio no Supremo - entre o indivíduo e a instituição" com análises sobre a atuação do ministro. O livro faz parte da coleção "O Supremo" sobre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O volume já está à venda pela internet. A organização do livro foi feita por Diego Werneck Arguelhes, do Insper, e Felipe Recondo, sócio-fundador e diretor de conteúdo do JOTA.

A trajetória de Marco Aurélio Mello é particular e intrincada dentro do colegiado - frequentemente em contraposição à maioria, como voto vencido e em algumas polêmicas decisões monocráticas.

A troca de qualquer ministro do STF provoca mudanças significativas no quadro de forças internas no tribunal. Um redesenho do colegiado que se torna mais marcante quando o ministro que se aposenta é o polemista Marco Aurélio, um juiz que passou três décadas no tribunal e que foi uma das últimas pontes entre o Supremo de ontem e o tribunal que hoje acompanhamos nos jornais.

Felipe Recondo, um dos organizadores do livro, destaca que a obra visa "fomentar uma visão crítica sobre a atuação do ministro do Supremo". "O ministro Marco Aurélio deixou sua marca no STF em décadas de atuação. E é preciso analisar essas marcas de forma serena e crítica", afirma: "O esforço que fizemos foi juntar olhares diferentes para abordar aspectos diferentes e complementares da atuação do ministro Marco Aurélio", conclui.

O livro conta com artigos de Miguel Gualano de Godoy, Jeferson Mariano Silva, Breno Baía Magalhães, Carolina Dzimidas Haber, Fabiana Luci de Oliveira, Joaquim Falcão, Ivar Hartmann, Flavio Jaime de Moraes Jardim, Henrique Innecco Da Costa, Francisco Rezek e Oscar Vilhena Vieira.

A coleção "O Supremo" trouxe, nos primeiros volumes, a trajetória do ministro Celso de Mello, com artigos dos participantes da série de webinars "O STF de Celso de Mello". Já o segundo livro traz os 70 votos elencados pelo próprio ministro como os mais importantes de sua carreira. Recondo é coautor dos dois livros sobre Celso de Mello e um dos finalistas do 62ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, com a obra “Os onze: O STF, seus bastidores e suas crises“, escrito em coautoria com o jornalista Luiz Weber.

O primeiro volume, "O supremo de Celso de Mello: trajetória, perfil e legado", também pode ser comprado pela internet. O segundo livro, "Celso de Mello: três décadas de supremo e de constituição" também está disponível.

logo-jota