Felipe Amorim
Repórter em Brasília. Cobre o Congresso Nacional. Antes, trabalhou nas redações do Correio e A Tarde, na Bahia, Folha de S.Paulo e Agora, em São Paulo, e no UOL, em Brasília. E-mail: felipe.amorim@jota.info
JOTA PRO PODER
Este conteúdo integra a cobertura do JOTA PRO PODER e foi distribuído antes com exclusividade para assinantes PRO. [Conheça!](/produtos/poder?utm_source=site&utm_medium=site&utm_campaign=site-disclaimer-poder&utm_id=link-disclaimer-site)
O Senado concluiu na noite desta segunda-feira (13/6) a votação do PLP 18/2022, que limita o ICMS de combustíveis, gás, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo, ao classificar como essenciais esses bens e serviços. O texto principal foi aprovado por 65 votos a 12.
O projeto é uma aposta do governo para frear as altas nos combustíveis e na inflação. Confira o parecer do relator.
Na votação dos destaques, foi aprovada emenda que determina à União a compensação aos estados e municípios por perdas na arrecadação com o objetivo de manter os níveis de despesas com educação, saúde e de recursos ao Fundeb. Confira a emenda aprovada.
O projeto volta à Câmara, que irá deliberar sobre as alterações no Senado. O texto final aprovado na Câmara seguirá para sanção presidencial.