Anna Júlia Lopes
Repórter em Brasília. Atua na cobertura de STF e STJ com foco em tributos. Antes, cobriu Três Poderes em Poder360 e CNN. E-mail: anna.lopes@jota.info
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) inicia o ano de 2025 com 359.367 processos em tramitação. Desses, 109.799 estão em gabinetes da 2ª Seção, que julga temas relacionados ao Direito Privado, representando 30% do total. O número foi revelado pelo presidente do Tribunal, ministro Herman Benjamin, durante sessão da Corte Especial de abertura do Ano Judiciário, nesta segunda-feira (3/2).
Já a 1ª Seção, com foco em julgamentos do Direito Público, conta com 84.203 processos (23%), enquanto a 3ª Seção, especializada no Direito Penal, inicia o ano com 90.345 processos (25%). Segundo a apresentação feita pelo presidente, o número total inclui ainda processos que estão nas secretarias e na Assessoria de Admissibilidade, Recursos Repetitivos e Relevância.
O ministro chamou atenção para os processos recebidos pela Corte durante o plantão judiciário: foram 8.958 processos. De acordo com Herman, a classe mais representativa foi o Habeas Corpus, com 6.705 processos.
Ainda durante a sessão de abertura, o magistrado anunciou os compromissos do STJ para 2025. Na próxima semana, na terça-feira (11/2), a Corte irá lançar, em período de teste, o seu novo sistema de inteligência artificial. A partir de março, a plataforma deverá estar disponível para todos os magistrados e magistradas. Herman definiu como “prioridade máxima” do tribunal para este ano os avanços em tecnologia.
Além disso, o ministro também mencionou como um de seus planos as visitas institucionais dos magistrados aos Tribunais de Justiça e aos Tribunais Regionais Federais dos demais estados — incluindo capitais e municípios do interior. As três primeiras visitas ocorrerão neste mês, aos estados do Amapá, Santa Catarina e Roraima.
Como eventos institucionais do STJ, o presidente apresentou um calendário com as seguintes datas: