
O novo episódio de Sem Precedentes, o podcast do JOTA sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Constituição, busca entender os recados enviados pelas urnas à Corte. Também discute o que a próxima formação do Senado, com um terço de novos integrantes e aumento de bolsonaristas, projeta sobre o equilíbrio entre os Poderes a partir de 2023.
Com o segundo turno da disputa presidencial indefinido, ainda há incertezas sobre como os Poderes vão se harmonizar. No entanto, a eleição de número significativo de novos parlamentares críticos ao Supremo já permite observar embaraços para o Tribunal.
Os próprios ministros do Supremo, ao ver o resultado das urnas no domingo, revelaram certa surpresa com a vontade do eleitor. Como dimensionar esse recado das urnas? Será que o Supremo mudará de postura em resposta?
O Sem Precedentes é apresentado por Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA. Participam Diego Werneck, professor do Insper, em São Paulo; Juliana Cesario Alvim, professora da Universidade Federal de Minas Gerais; e Thomaz Pereira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O episódio está disponível no YouTube: