Mercado

Economia

Governo prepara redução a zero de tarifa de importação de 11 produtos, incluindo aço

Ministério da Economia está tentando agir para combater a inflação para além do que o Banco Central está fazendo

corte e dobra do aço
Crédito: Unsplash

O Ministério da Economia prepara uma redução a zero da tarifa de importação de 11 produtos, entre eles itens da cesta básica e da construção civil, como o aço. Além disso, a pasta também prepara um novo corte de 10% na tarifa externa comum. Nesse caso, porém, a estratégia é esperar uma sinalização positiva dos demais parceiros do Mercosul, para fazer como medida geral do bloco. Porém, se esse aval não vier (e isso já vem sendo negociado a algumas semanas), a intenção é fazer a medida do mesmo jeito.

Claramente o governo está tentando agir para combater a inflação para além do que o Banco Central está fazendo. Um dos argumentos levantados é que, com a redução do IPI em 35% (com exceção da Zona Franca de Manaus por liminar do Supremo Tribunal Federal), a indústria brasileira está em condições melhores de enfrentar a competição internacional.

O governo tem apostado em desonerações para conter a escalada de preços e tentar melhorar a competitividade brasileira. A alta recente da arrecadação tem ajudado nisso.