Privatização

Eletrobras: ministro Vital do Rêgo pede vista do caso no TCU

Três ministros já se posicionaram a favor da privatização da estatal energética na sessão desta quarta-feira

Ministro Vital do Rêgo, do TCU / Crédito: Flickr/@TCU
logo do jota pro poder, na cor azul royal

A discussão sobre o processo de desestatização da Eletrobras no Tribunal de Contas da União (TCU) foi interrompida nesta quarta-feira (15/12) pelo pedido de vista do ministro Vital do Rêgo. Ele entendeu ser preciso analisar melhor os autos. Para o ministro, não está claro qual será o impacto da privatização da estatal nas tarifas a serem pagas pelos consumidores de energia elétrica no Brasil.

No entanto, os ministros decidiram que, enquanto o processo não retorna para julgamento, o governo federal poderá continuar tocando a privatização até a decisão do tribunal, conforme sugestão do ministro Benjamin Zymler. Assim, ficam autorizado a continuação dos estudos para a privatização, porém, a eficácia das medidas concretas e a assinatura dos contratos de outorga dependerão da apreciação do mérito do processo na deliberação que o plenário fará quando do retorno do pedido de vista, que pode durar até 60 dias.

Assinantes do JOTA PRO Poder souberam antes do início do julgamento que haveria um pedido de vista. Conheça a solução corporativa que ajuda empresas a ter mais previsibilidade em seus negócios!

Vale lembrar que a privatização não precisa do aval do TCU para se concretizar, o governo pode tocar o processo, porém, ficaria exposto porque o tribunal poderá questionar no futuro a privatização. A manifestação prévia do TCU evita discussões futuras, quando o edital já está publicado.

Mesmo com o pedido de vista antecipado pelo ministro Vital do Rêgo, três ministros já se posicionaram a favor da privatização da estatal energética na sessão desta quarta-feira (15/12). O relator, Aroldo Cedraz, votou pelo andamento da privatização. No entanto, o ministro determinou que o Ministério de Minas e Energia (MME) junte ao processo uma série de estudos e documentação adicional.

O ministro determina ao MME que apresente estudos de impactos econômicos e financeiros de médio e de longo prazo aos consumidores dos mercados cativo e livre. Para o ministro, a incompletude das informações inviabiliza uma análise conclusiva sobre a privatização. Determina também ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que apresente a motivação das escolhas quanto à descotização de usinas e às contribuições para Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

“Registro, de início, minha preocupação em relação ao modo com que está sendo levada a termo essa privatização. E assim o faço não por me opor a esse tipo de medida. Ao contrário”, afirmou o relator.

Ainda ao MME, recomenda estudos para definição de aproveitamentos ótimos das usinas a serem submetidos à aprovação da Aneel. Pede valores atualizados de vazão, do uso do consumo de água e o risco para definição de garantias físicas. Assim como sugere outros referenciais de preços de energia no mercado livre e estudos sobre benefícios tributários, caso seja aprovada qualquer tipo de reforma.

Além disso, pede ao MME e ao Ministério da Economia a necessidade de classificar informações enviadas ao TCU de acordo com as exigências da Instrução Normativa 81/2018, que trata sobre a fiscalização dos processos de desestatização. Segundo Cedraz, não serão relevadas as regras e os critérios da IN sobre a análise do mérito e contagem de prazos.

“Nessas circunstâncias, tenho por deveras temerária a decisão de abdicar do controle estatal sobre as vinte e duas concessões de geração hidrelétrica abrangidas pelo art. 2º da Lei 14.182/2021 sem que, ao menos, sejam previamente estabelecidas normas gerais de regulação e regras específicas contratuais que assegurem ao Estado brasileiro a preservação dos benefícios que essas UHEs propiciam em termos de regulação, acompanhamento de carga e planejamento para o enfrentamento de oscilações sazonais de geração”, afirmou durante a leitura do voto.

O ministro Benjamin Zymler já se manifestou acompanhando integralmente o relator. Já o ministro Raimundo Carreiro não acompanhou o relator na integralidade. Ele propôs trocar o termo “determinar” para “recomendar”, de modo a não atrasar o processo de privatização. “Ao determinar e não recomendar os estudos e as informações é como dar um empurrão [para a privatização] e puxar no freio”, afirmou.

Papel do TCU

O TCU fiscaliza os processos de desestatização do governo federal, por isso, o parecer do tribunal traz segurança jurídica ao edital. Setores econômicos e membros do Executivo têm dito que o tempo de tramitação do processo no TCU está inviabilizando o cronograma traçado pelo governo federal para fazer a desestatização da Eletrobras.

“A manifestação prévia do TCU evita discussões à posteriori, quando o edital já está publicado. Não cabe ao TCU ser contra ou a favor da desestatização porque essa decisão é macro, política e já foi tomada pelos poderes Executivo e Legislativo. Ao TCU, resta exercer o papel técnico de fiscalizador para que o procedimento seja adequado e em conformidade com as regras que regem as finanças públicas”, explica João Paulo Pessoa, sócio do escritório Toledo Marchetti Advogados.

No início do mês, o JOTA mostrou que um despacho do ministro Aroldo Cedraz, relator do processo que analisa a privatização da Eletrobras no TCU, informa que o corpo técnico da instituição identificou falhas na modelagem econômico-financeira da privatização que totaliza R$ 16,2 bilhões. Desse total, R$ 5,6 bilhões já foram reconhecidos pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que se comprometeu a promover as devidas correções nesta parcela.