Mercado

Concorrência

Cade impede participação da CSN na assembleia geral da Usiminas

Termo assinado pela própria CSN afasta essa possibilidade; companhia pediu flexibilização

OPA
Crédito: Pixabay

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) impediu, na tarde desta quarta-feira (11/4), a participação da CSN na assembleia geral ordinária (AGO) da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais (Usiminas), que será realizada no dia 25 e vai eleger a nova composição dos Conselhos de Administração e Fiscal para o próximo biênio.

O parecer da Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade (ProCade) foi referendado por unanimidade pelos conselheiros. Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) assinado pela CSN em 2014 veta indicação, direta ou indireta, pela CSN, de membros para o Conselho de Administração, Conselho Fiscal e demais órgãos de gestão e fiscalização da Usiminas, por se tratarem de duas empresas concorrentes.

No quatro societário da Usiminas, a CSN é a maior acionista minoritária, detentora individual de 17,43% das ações totais, sendo 14,13% das ordinárias e 20,71% das preferenciais. De acordo com as informações do Cade, o atual bloco de controle da siderúrgica mineira é formado pelos Grupos Nippon, Techint e pela Caixa dos Empregados da Usiminas.

“A cláusula foi imposta pelo Cade para preservar a concorrência no setor, já que CSN e Usiminas são concorrentes diretas no mercado de aço e, como acionista da empresa mineira, a Companhia poderia influenciá-la”, explicou o órgão antitruste em nota.

A CSN alegou ao Cade uma suposta de crise de governança interna decorrente de disputas entre os acionistas controladores e “consequente agravamento da situação econômica da Usiminas”, mas o plenário da autarquia entendeu que “não foram identificados possíveis impactos negativos de ordem financeira para a siderúrgica”.


Faça o cadastro gratuito e leia até 10 matérias por mês. Faça uma assinatura e tenha acesso ilimitado agora

Cadastro Gratuito

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito