Supremo

STF formaliza que Luís Roberto Barroso será o próximo presidente da Corte

Ministro Barroso e o ministro Fachin, eleito para a vice-presidência, ocuparão os postos no biênio de 2023 a 2025

posse barroso presidente stf
Ministro Roberto Barroso, do STF / Crédito: Carlos Moura/SCO/STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quarta-feira (9/8) o ministro Luís Roberto Barroso para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sucedendo a ministra Rosa Weber, que ocupa os postos desde setembro de 2022 e se aposenta em outubro. Também foi eleito o ministro Edson Fachin para a vice-presidência do Tribunal. A votação seguiu a tradição de escolher para a presidência o ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto.

Weber disse que era uma alegria pessoal poder participar da eleição de ministros que chegaram depois dela ao Tribunal. “Permito-me desejar aos dois uma gestão profícua, muito feliz e com todo êxito. Parabéns a ambos”, disse a presidente do STF.

Barroso também se manifestou, dizendo que recebe a tarefa com humildade, mas ciente do peso da responsabilidade da função. “Pretendo dignificar a presidência, essa cadeira que Vossa Excelência hoje ocupa”, disse o ministro.

Natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, Barroso é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Rio de Janeiro e integra o STF desde junho de 2013.