Acompanhe

STF – injúria contra senador – sessões da 2ª Turma do dia 3/5/2022

STF julga queixa-crime movida pelo senador Vanderlan Cardoso, que acusa o colega Jorge Kajuru de difamação e injúria

STF ao vivo
Senador Jorge Kajuru. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (3/5), a Petição (PET) 8242 em que o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) acusa o senador Jorge Kajuru Nasser (Podemos-GO) de crimes contra a honra devido a postagens no Facebook. Acompanhe à sessão do STF ao vivo.

Segundo os autos, o senador Jorge Kajuru, em vídeo postado nas redes sociais, declarou: “quero me dirigir, permitam-me pela última vez, não vou insistir nesse assunto, aos outros dois senadores do Estado de Goiás. Não vou nem dar nomes, vou chamar o primeiro de pateta bilionário cuja fortuna ninguém sabe de onde veio (…)”. Ele também afirmou: “(…) constituição que vocês dois Patetas nunca leram, direito de expressão, o direito da palavra que eu tenho, e, nas redes sociais, exatamente por elas estou respondendo aos dois Patetas, aos outros dois senadores de Goiás (…)”.

O senador Vardelan Cardoso alega que o congressista abusou da liberdade da palavra e solicita a não incidência da imunidade parlamentar. A Procuradoria-Geral da República se manifestou pelo indeferimento da queixa crime.

Assista à sessão da 2ª Turma do STF ao vivo