Acompanhe

STF – Barroso toma posse como presidente do STF – sessão de 28/9/2023

Barroso também assume a presidência do CNJ, e Edson Fachin, a Vice-Presidência da Corte no biênio 2023 a 2025

posse barroso presidente stf
Ministro Roberto Barroso, do STF / Crédito: Carlos Moura/SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso será empossado, nesta quinta-feira (28/9), a partir das 16h, como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição à ministra Rosa Weber. Edson Fachin será o novo vice-presidente da Corte. Barroso também presidirá, durante o biênio de 2023 a 2025, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Acompanhe a sessão solene ao vivo.

Barroso e Fachin foram eleitos para a Presidência e Vice-Presidência do STF em 9 de agosto. Barroso sucede a ministra Rosa Weber, que se aposenta no dia 2 de outubro, quando completa 75 anos, idade limite para atuação no STF. A votação para a Presidência seguiu a tradição de escolher o ministro mais antigo da Corte que ainda não havia ocupado o cargo.

A posse deverá contar com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e Rodrigo Pacheco, do Senado Federal, além de outras autoridades dos Três Poderes. A cantora Maria Bethânia será a intérprete do Hino Nacional.

Natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, Barroso é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Foi também procurador do Rio de Janeiro e integra o STF desde junho de 2013.

Assista à sessão do STF ao vivo