Operação Lesa Pátria

PF cumpre 11 mandados de prisão contra suspeitos de participação em atos golpistas

Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF estão sendo cumpridos no RJ, MG, PR, SC, ES e DF

CPMI do golpe
Terroristas golpistas invadem a praça dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27/1), mais uma operação para prender suspeitos de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Na terceira fase da Operação Lesa Pátria, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.

O objetivo é identificar mais pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos de vandalismo contra o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Segundo informações da “Globo News” e do jornal “Folha de S. Paulo”, entre os presos na operação deflagrada nesta sexta pela PF está Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67 anos, conhecida nas redes como Fátima de Tubarão. A idosa aparece em um vídeo durante a invasão a prédios da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro dizendo: “vamos pegar Xandão agora”, referindo-se ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e relator dos inquéritos que investigam atos antidemocráticos. Fátima foi presa em Santa Catarina.

Segundo a TV Globo, um dos alvos de busca e apreensão é Léo Índio, sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A Operação Lesa Pátria será permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Mandados de busca e apreensão

SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4

Mandados de prisão

SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2