Opinião & Análise

USP

O centenário do Departamento Jurídico XI de Agosto

DJ realizará diversos eventos com vistas a arrecadar receitas para a manutenção de suas atividades

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Wikimedia commons

Nesta semana, o Departamento Jurídico XI de Agosto, entidade estudantil sem fins lucrativos, composta e gerida por alunas e alunos da Faculdade de Direito da USP, completa 99 anos e inicia o ciclo de eventos em comemoração ao centenário da maior entidade particular de assistência jurídica gratuita do país. Criado em 1919, o Departamento Jurídico foi pioneiro na promoção da assistência jurídica na América Latina, nos mais diversos ramos do Direito.

Tendo por finalidade promover o acesso à justiça à população hipossuficiente da cidade de São Paulo, bem como contribuir para a formação humana e acadêmica de seus membros, a entidade conta atualmente com o trabalho de cerca de 358 estudantes exercendo diversas funções, bem como de 12 advogados orientadores e 30 advogados colaboradores. Além de atuar em mais de 4.000 processos judiciais, o Departamento Jurídico atende cerca de 150 orientações jurídicas por mês para a população paulistana com renda familiar de até três salários mínimos.

O atendimento do DJ é realizado por meio de orientações jurídicas gratuitas, prestadas diariamente na sede da instituição, localizada na Praça João Mendes, 62 – 17º Andar. Os serviços são dedicados exclusivamente às pessoas que não podem arcar com os custos de um advogado. Dentre o quadro de antigos estagiários, o Departamento Jurídico conta com parlamentares, ministros e antigos ministros do Supremo Tribunal Federal e demais Tribunais Superiores, professores do Largo São Francisco, magistrados, promotores, procuradores, defensores e advogados.

Em vias de completar o seu centenário, a entidade se encontra em um período de muitas mudanças e festividades, que têm como objetivo resgatar a memória institucional concomitantemente com a constante modernização em conformidade com suas atuais demandas.

Em meio às comemorações, o Departamento Jurídico XI de Agosto realizará diversos eventos com vistas a arrecadar receitas para a manutenção de suas atividades bem como a atrair mais pessoas para a instituição. Dentre eles, destaca-se o Curso Processo Civil e Advocacia em Transformação, a ser realizado nos dias 2, 3 e 4 de outubro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, e que conta com a coordenação acadêmica dos professores Kazuo Watanabe, Susana Henriques da Costa e Fernanda Tartuce.

No próximo ano, a Associação de Amigos do Departamento Jurídico, instituição de fomento do Departamento Jurídico, lançará, por sua vez, a biografia-ficcional do lendário Benedito Vitor Januário dos Santos, o inconfundível “Vitão, o rei da Peruada”, de autoria do advogado orientador Bruno Frullani Lopes. Esses são apenas alguns dos eventos comemorativos que se iniciam nesta semana.


Você leu 1 de 3 matérias a que tem direito no mês.

Login

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito