Do Supremo

Senado

Qual ministro indicado pelo PT para o STF teve mais votos no Senado?

Conheça o placar dos indicados nomeados por Lula e Dilma

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, Joaquim Barbosa e Carlos Ayres Britto são campeões de votos no Senado dentre aqueles indicados pelos governos do PT.

Fux vinha do Superior Tribunal de Justiça (STJ), havia integrado a comissão de reforma do Código de Processo Civil e costurou apoios políticos ao seu nome, tanto no PT e PMDB quanto na oposição.

Joaquim Barbosa e Ayres Britto foram indicados na mesma época, no início do governo Lula. Barbosa seria o primeiro ministro negro da história do STF. Ayres Britto tinha ligações com o PT, partido ao qual foi filiado, e tinha importantes apoios na academia.

Do lado de baixo da tabela aparece a ministra Rosa Weber, que passou por uma dura sabatina e teve 14 votos não no plenário do Senado. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ela foi testada especialmente pelos senadores Demóstenes Torres e Pedro Taques. Alguns senadores classificaram seu desempenho como fraco, o que se refletiu na votação.

Em seguida, na lista de rejeição aparece o ministro Dias Toffoli. Advogado do PT em campanhas presidenciais, ele deixou aos 41 anos a Advocacia Geral da União para integrar o STF. A oposição mostrou-se, inicialmente, desconfiada. Notícias sobre sua reprovação em concurso para juiz e uma condenação judicial alimentaram as críticas à indicação. Apesar disso, terminou por ser aprovado.

Veja abaixo a votação de cada um dos ministros indicados pelos governos Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva.

 

Indicados por Dilma Rousseff

Luís Roberto Barroso
59 sim
6 não
Teori Zavascki
57 sim
4 não
Rosa Weber
57 sim
14 não
1 abstenção
Luiz Fux
68 sim
2 não
Indicados por Lula
Dias Toffoli
58 sim
9 não
3 abstenções
Menezes Direito
61 sim
2 não
1 abstenção
Cármen Lúcia
55 sim
1 não
Ricardo Lewandowski
63 sim
4 não
Eros Grau
57 sim
5 não
3 abstenções
Joaquim Barbosa
66 sim
3 não
1 abstenção
Ayres Britto
65 sim
3 não
2 abstenções
Cezar Peluso
57 sim
3 não
1 abstenção

Cadastre-se e leia 10 matérias/mês de graça e receba conteúdo especializado

Cadastro Gratuito