Eleições 2022

Sala de totalização de votos não é secreta nem escura, diz Alexandre de Moraes

Moraes reforçou que não há contagem humana de votos na sala. ‘Apuração é auditável e é fiscalizada’, afirmou

sala de totalização de votos
Alexandre de Moraes apresenta a sala de totalização para o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira / Crédito: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, abriu as portas da sala de totalização das urnas para convidados e voltou a reforçar que “a sala, como vocês puderam ver, é uma sala aberta, clara. Não é sala secreta, nem sala escura”. A fala é uma resposta ao Ministério da Defesa que chegou a questionar se havia uma “sala escura” na apuração dos votos.

Moraes convidou para conhecer a sala os candidatos à Presidência da República, as Forças Armadas, Organização os Estados Americanos (OEA), observadores internacionais, representantes de partidos políticos, a Procuradoria-Geral Eleitoral e a OAB.

Nenhum presidenciável esteve presente no evento, mas enviaram representantes. O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, foi um dos presentes e esteve nesta manhã no TSE para conhecer a sala de totalização. No entanto, o general não fez questionamentos. Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro, também marcou presença.

Durante a explicação, Moraes reforçou que não há contagem humana de votos na sala. “Não é contagem manual de votos. A partir do momento que cada urna eletrônica é finalizada já sai o boletim de urna com os votos, isso entra no sistema e esse sistema faz a totalização a partir do programa que nós lacramos”.

“Ou seja, não há participação humana nisso. A sala de totalização acompanha para evitar algum problema, algum problema na rede, para evitar que haja sobrecarga. Os técnicos acompanham com total fiscalização. A apuração é transparente, a apuração é auditável e é fiscalizada”, acrescentou.