Política

Quem são os candidatos ao Senado por Minas Gerais em 2022

Partidos podem registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral até dia 15 de agosto

candidatos senado mg
Plenário do Senado / Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

As convenções partidárias começaram a definir os nomes dos candidatos ao Senado por Minas Gerais (MG) nas eleições de 2022. Os mineiros vão escolher quem vai ocupar a cadeira que atualmente é do senador Alexandre Silveira (PSD).

Entre os candidatos que já foram oficializados na disputa eleitoral de outubro estão: o atual senador Alexandre Silveira (PSD), a professora aposentada Dirlene Marques (PSTU), o Pastor Altamiro Alves (PTB) e Irani Gomes (PRTB).

Os partidos podem lançar candidatos a senador por Minas Gerais (MG) até o dia 5 de agosto e têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Confira a lista com os candidatos ao Senado por MG nas eleições de 2022

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis

Alexandre Silveira (PSD)

Alexandre Silveira, 51 anos, é delegado da Polícia Civil e começou a carreira no município de Antônio Dias. Atuou na divisão de combate ao tráfico de drogas, furtos e roubos e furto de veículos. Em 2004, foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A trajetória de Silveira na política começou em 2006, quando foi eleito deputado federal, cargo para o qual seria reeleito. Durante o governo de Antônio Anastasia (PSDB-MG), Silveira foi secretário de Gestão Metropolitana e também de Saúde. Silveira, que era suplente de Anastasia nas eleições, assumiu a vaga quando o titular se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Alexandre Silveira é candidato ao Senado por Minas Gerais (MG) nas eleições de 2022.

Dirlene Marques (PSTU)

Nascida em Belo Horizonte (MG), Dirlene Marques, 75 anos, é formada em Economia e tem mestrado em Ciência política. Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marques atua em movimentos sociais e se declara feminista. Em 2018, foi candidata ao governo de Minas Gerais pelo PSO. Dirlene Marques é candidata ao Senado por Minas Gerais (MG) nas eleições 2022 pelo PSTU.

Pastor Altamiro Alves (PTB)

Natural de Governador Valadares (MG), Altamiro Alves é o fundador da igreja evangélica Despertar da Fé. Após 43 anos como pastor, Alves decidiu ingressar na vida política. O pastor Altamiro Alves é candidato a senador por Minas Gerais (MG) em 2022 pelo PTB. Esta será a primeira eleição que ele disputará.

Irani Gomes (PRTB)

Irani Gomes é presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG) e filiou-se ao PRTB no início do ano para ser candidato a senador por Minas Gerais (MG) em 2022. Esta é a primeira eleição que Irani Gomes disputa.

Confira a lista dos pré-candidatos a senador por MG em 2022

Marcelo Aro (PP)

Marcelo Aro nasceu em Belo Horizonte (MG) e tem 34 anos. É jornalista e advogado, com mestrado em Direito Constitucional. Na juventude, trabalhou como assessor do Banco Mercantil do Brasil. Chegou a ser presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na faculdade Estácio de Sá. Ingressou na política em 2012, quando foi eleito vereador pelo PHS. Aro está no segundo mandato como deputado federal, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014. Na Câmara, foi relator do Auxílio Brasil e do Auxílio Emergencial. Atualmente, é líder do governo Zema no Congresso e deve ser confirmado como candidato ao Senado por Minas Gerais (MG) nas eleições 2022. Pai de uma criança com Síndrome de Cornélia de Lange, dedica-se a pautas relacionadas às pessoas com deficiência e doenças raras.

Cleitinho Azevedo (PSC)

Cleitinho Azevedo é músico e se tornou conhecido na internet com a divulgação de vídeos virais. Natural de Divinópolis, tem 40 anos. Azevedo é deputado estadual desde 2018 e trocou o Cidadania pelo PSC. Antes, foi vereador pela cidade natal. Agora deve ser candidato a senador por Minas Gerais (MG) nas eleições 2022.

Marcelo Álvaro Antônio (PL)

Natural de Belo Horizonte, Marcelo Álvaro Antônio é um empresário de 54 anos. Adotou o nome do pai, “Álvaro Antônio”, que também foi político. Em 2012, se elegeu vereador do município. Depois, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro, e teve a maior votação do estado. No início do governo, em 2019, Álvaro Antônio se licenciou para comandar o Ministério do Turismo, e foi alvo de investigação da Polícia Federal após suspeitas de que teria comandado um esquema de candidaturas laranja. Álvaro Antônio retornou à Câmara em 2020 depois de criticar outro ministro em um grupo de WhatsApp, e ser demitido por Bolsonaro. Agora Marcelo Álvaro Antônio deve ser candidato ao Senado por Minas Gerais (MG) em 2022.

Gilson Reis (PCdoB)

Gilson Reis é professor e já foi dirigente do sindicato da categoria em Minas Gerais (MG). Atualmente é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE). Reis exerceu o cargo de vereador em Belo Horizonte (MG) entre 2013 e 2020, mas não foi reconduzido na eleição passada. Gilson Reis deve ser candidato a senador por Minas Gerais (MG) nas eleições 2022.

Duda Salabert (PDT)

Duda Salabert, 41 anos, nasceu na capital mineira, é professora de literatura e única mulher transexual do estado na corrida ao Senado. Em 2018, foi a única pessoa transgênero a disputar uma vaga para a Casa. No pleito seguinte, foi a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte (MG). Em 2019, ela trocou o PSOL pelo PDT, após se sentir discriminada. Duda Salabert pode ser candidata ao Senado por Minas Gerais (MG) nas eleições de 2022.

Assinantes do JOTA PRO Poder conhecem as pautas que vão movimentar os Três Poderes com semanas ou até meses de antecedência. Acompanhe a evolução dos cenários com nossos analistas. Experimente o JOTA PRO Poder grátis